4 filmes que falam sobre como lidar com o luto

Tempo de leitura: 2 minutos

A sétima arte aborda o tema do luto em inúmeras de suas produções, e várias delas são focadas exclusivamente neste universo. Reunimos abaixo quatro dicas de filmes que falam sobre como lidar com o luto e que podem trazer conforto e reflexão em momentos difíceis.

O Quarto do Filho

filme o quarto do filho
Filme do diretor italiano Nanni Moretti, O Quarto do Filho retrata a dor dos pais após a perda de um filho. Giovanni e Paola formam uma família feliz e tranquila junto com seus filhos, Irene e Andrea. Tudo vai bem até que Giovanni, que é psicanalista, recebe um chamado urgente de um paciente e deixa de ir à praia com o filho Andrea, que morre afogado. Esta situação causa uma sensação imensa de remorso e afeta profundamente a rotina da família.

A Partida

filme a partida
Um filme de Yojiro Takita, A Partida conta a história de Daigo Kobayashi, que tem o sonho de ser músico profissional. Daigo compra um violoncelo para conseguir entrar em uma orquestra, mas para isso contrai uma dívida. Sem conseguir sucesso em sua empreitada, o músico muda de cidade com a esposa e encontra uma vaga de emprego muito bem remunerada, mas que causa sensações confusas: ele precisará ser assistente em uma funerária, manipulando corpos. O que inicialmente causa repulsa passa, com o tempo, a ser uma lição de como é importante tratar uma pessoa para que ela tenha uma despedida digna.

Minha Vida Sem Mim

filme minha vida sem mim
Filme da diretora Isabel Coixet, trata da história da jovem Ann, que é casada com Don e é mãe de duas meninas, Patsy e Penny. Ann tem uma vida difícil: mora em um trailer com a família no quintal da mãe e trabalha durante a noite na limpeza de uma universidade. A jovem descobre que tem um câncer e que a doença está se espalhando rapidamente, o que dá a ela apenas três meses de vida. Sem contar à família sobre seu diagnóstica, ela inicia então uma corrida contra o tempo para realizar seus sonhos e desejos, sempre imaginando como será a vida sem a sua presença.

A Liberdade é Azul

filme a liberdade
O filme do diretor Krzysztof Kieslowski conta a trajetória de uma famosa modelo, que perde o marido e a filha em um acidente de carro. Ela tenta o suicídio, e depois decide partir em busca de ressignificar sua vida. Ela envolve-se então com uma obra inacabada de seu falecido marido, um músico famosíssimo, e após concluir a sinfonia inacabada compreende novas formas de amor.