5 opções de onde depositar as cinzas de um ente querido

Tempo de leitura: 2 minutos

Ninguém pensa ser forte o suficiente na hora de decidir como homenagear um ente querido que não está mais entre nós, mas são em momentos como esses em que provamos que podemos fazer o melhor em meio às adversidades.

Onde depositar as cinzas humanas?

São opções comuns depositar as cinzas em cemitérios e cinerários, colocar as urnas funerárias em um columbário, ou ainda levá-las para lugares específicos como debaixo de uma árvore ou jogar no mar.

Escolher como enterrar ou onde depositar as cinzas mortais de uma pessoa que amamos e foi embora não é uma tarefa fácil e é onde menos gostaríamos de errar. Se você está indeciso sobre o que fazer com os restos mortais de um ente querido, preparamos uma lista com 5 opções de lugares onde quem você pode descansar em paz.

1. Mar

Mulher jogando as cinzas mortais no rio
Onde depositar cinzas humanas

É comum que pessoas que têm grande apreço pelo mar peça a seus familiares para que suas cinzas sejam lançadas ao mar. O local tende a ser um ambiente de paz para os que prezam pela proximidade com a natureza e/ou passaram a vida atraídos pela imensidão azul.

Se você não quiser jogar todas as cinzas, pode jogar apenas uma parte e armazenar o restante.

2. Jardim

Uma opção revigorante para as cinzas de cremação é jogá-las ao solo junto com outras sementes e transformá-las em árvores ou flores. Para os que ficarão em volta desse cultivo, a memória durará anos e anos.

3. Artigos de consumo

Essa opção pode parecer bizarra para muita gente, mas a verdade é que tem por aí quem transforme cinzas em artigos de consumo, como tinta para parede, jóias, materiais produzidos a partir da junção de outros materiais, como vinil, cimento, gesso e outros. Mas uma coisa é certa: quem faz isso estará sempre na companhia de quem se foi.

4. Viagens

Por que não levar o que sobrou de seu ente querido a um local especial para ele? Muitos de nós vivemos momentos mágicos e inesquecíveis com pessoas especiais em viagens. Seja o destino escolhido um ou mais lugares, é sempre uma homenagem muito bonita depositar as cinzas em países ou cidades que representam boas lembranças.

5. Cemitérios

Se havia o desejo do seu amigo ou familiar ser cremado, mas não o de ser depositado em algum local específico, a urna de cinzas pode ser mantida em um cemitério normalmente, podendo ser visitada como qualquer outro túmulo.

Normalmente, os cemitérios têm espaços específicos para guardar as cinzas de cremação. Eles são chamados de cinerários.