Cemitério vertical: o que é e como pode ser uma solução para o meio ambiente

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos cemitérios verticais, seja em lóculos ou memoriais, os corpos são colocados em câmaras lacradas, ao invés de serem enterrados no solo. Lá é onde acontece a decomposição, sem cheiro, nem bichos.

Nem todo mundo sabe, mas os cemitérios tradicionais podem contaminar o solo. Por isso, os proprietários das necrópoles precisam seguir uma série de normas para manter o local em funcionamento — mas, ainda assim, o risco permanece.

Para solucionar essa questão, o modelo chamado de cemitério vertical aparece como um caminho para evitar a liberação de substâncias danosas ao meio ambiente. Além do mais, esse modelo aproveita muito mais os espaços e costumam ser mais baratos.

A seguir, descubra como funciona o cemitério vertical, quais suas vantagens e qual o preço de um jazigo!

O que é um cemitério vertical?

O cemitério vertical surgiu no Japão como uma forma de aproveitar os espaços, mudando a maneira de realizar o sepultamento. Justamente por isso, ele ficou popular e cada vez mais comum no país. 

Ele é uma alternativa para diminuir os espaços destinados aos jazigos, aproveitando muito mais o local. Além de resolver o problema de superlotação nas necrópoles, o modelo é uma excelente forma de contribuir com o meio ambiente. 

Nessa lógica, os corpos são colocados em gavetas, em vez de serem enterrados. Com isso, o necrochorume (líquido proveniente da decomposição dos cadáveres) não é liberado. Sendo assim, esse tipo de sepultamento é a alternativa ideal para que a contaminação do solo seja reduzida. 

Os gases liberados são tratados para não causar impactos danosos ao meio ambiente e as pessoas. Outro ponto positivo para o cemitério é em relação ao tempo de decomposição, que normalmente dura 2 anos, e nesse modelo dura 8 meses. 

Além do mais, destaca-se que, a partir de 2003, o Conselho Nacional do Meio Ambiente exige que antes da construção de um cemitério, é necessário apresentar uma licença ambiental. Essa medida tem o intuito de diminuir os danos causados pela poluição do solo, bem como reduzir o acúmulo de substâncias liberadas no processo de decomposição. 

Como funciona o enterro em um cemitério vertical?

A grande diferença do padrão vertical para o tradicional é o sepultamento. Isso porque os corpos não são colocados embaixo da terra, mas sim em estruturas como gavetas. 

Dessa forma, os cemitérios não precisam dispor de tanto espaço para alocar os corpos, resolvendo o problema de superlotação nas necrópoles. 

Já os ritos e homenagens são mantidos. Sendo assim, esses cemitérios oferecem espaços de socialização, como salas para velórios, para garantir o conforto e tranquilidade para as famílias. Da mesma forma, os horários de funcionamentos e visitas são estipulados pelos cemitérios, assim como nas necrópoles tradicionais. 

Além de tudo, o modelo conta com postos cinerários, para destinar restos mortais que foram cremados

Vale lembrar que mesmo com tantos benefícios, esse cemitério oferece ótimo custo-benefício, tanto para os donos quanto para os clientes. Afinal, o formato diminui os custos de manutenção. 

Quanto custa a manutenção no cemitério vertical?

O cemitério vertical possui aparência distinta, mas, assim como muitos cemitérios tradicionais, proporciona calmaria às famílias que realizam visitas e homenagens. Além da comodidade e leveza do ambiente, os jazigos costumam ser mais em conta. 

Sendo assim, é uma possibilidade interessante para as famílias que desejam economizar e prestar uma bela homenagem. A justificativa para os baixos custos se deve a manutenção, que é mais simples, afinal, o local dos jazigos é menor e demanda cuidados pontuais. 

Nesse sentido, muitos cemitérios verticais não exigem taxas posteriores de manutenção. Já os valores dos jazigos variam de acordo com a necrópole, mas, em média, custam em torno de 3 mil reais.   

O aumento populacional não gera apenas a superlotação das grandes cidades, isto é, a questão também atinge os cemitérios, que estão cada vez mais cheios. Muitas necrópoles tentam expandir o espaço para que mais corpos sejam sepultados. Entretanto, essa medida não soluciona a questão. 

Afinal, é só uma questão de tempo para que o local seja novamente preenchido por túmulos tradicionais. Nessa lógica, o cemitério vertical propõe mudar a forma de realizar os sepultamentos, oferecendo uma alternativa muito mais sustentável e barata. 

Pensando nisso, o modelo é uma solução para acabar com a superlotação, que só aumenta nos cemitérios. Assim como, beneficia as famílias, que adquirem o serviço completo em um local agradável e tranquilo, sem se preocupar com as manutenções.

Por fim, o modelo é o mais indicado por não permitir que o solo seja prejudicado, como também que demais substâncias prejudiciais, às pessoas e ao meio ambiente, sejam liberadas.  

Se você está buscando por planejamento, não deixe de conferir também como organizar o seu funeral ainda em vida.