Coroa de flores para funcionário: uma homenagem especial em momentos de perda

Tempo de leitura: 5 minutos

A morte de um funcionário é sempre um momento difícil para qualquer organização. No entanto, é importante que a empresa preste homenagens sinceras à pessoa que se foi, e isso pode ser feito por meio do envio de uma coroa de flores.

O falecimento de um colaborador pode ser um desafio para uma empresa. Isso porque, em situações como essa, é fundamental que a organização preste apoio a família e para os colegas de trabalho da pessoa que se foi. Uma das maneiras de fazer isso é prestando uma homenagem ao finado enviando uma coroa de flores para funcionário.

Além disso, quando um ente querido de algum colaborador falece, também é essencial que a empresa preste apoio para aquela pessoa, para que ela possa passar pelo período de luto de uma forma menos traumática, o que também pode ser feito enviando uma coroa de flores para luto, que é uma forma bonita e respeitosa de prestar condolências. 

Contudo, muitas organizações ainda têm dificuldade de lidar com o falecimento de funcionários e não sabem como prestar apoio aos familiares do finado, e nem qual tipo de coroa de flores escolher.

Para ajudar a sua empresa a passar por essa situação de uma maneira menos dramática, vamos mostrar o que pode ser feito nessa situação e como escolher as flores para homenagem de funcionário. 

Veja também: O que é o luto coletivo e como lidar com a situação?

Como comunicar o falecimento de um funcionário?

Antes de escolher uma coroa de flores para funcionário, é importante que a empresa encontre a melhor maneira de comunicar esse acontecimento aos outros colaboradores.

Isso pode ser feito por meio de uma reunião com a equipe na qual a pessoa falecida estava inserida. Já no caso de grandes organizações, o anúncio pode ser feito por meio de um e-mail que demonstre o respeito da empresa pelo trabalhador que se foi e que mostre que a organização está prestando apoio aos familiares do finado.

Mas mesmo se a companhia for muito grande, pode ser interessante fazer uma reunião com o time, para tornar o processo de luto menos traumático para aqueles que eram próximos do indivíduo. 

Caso os familiares do colaborador falecido permitam, a organização também pode comunicar o dia e horário do velório da pessoa. 

Qual é o papel da empresa após o falecimento de um funcionário? 

Após a morte de um colaborador, é importante que a empresa procure a família daquela pessoa, ofereça condolências e se coloque à disposição para ajudar nesse processo difícil, seja oferecendo apoio psicológico ou contribuindo com os gastos do velório. 

Também é fundamental que a companhia pague aos herdeiros legítimos (cônjuge, filhos ou pais) os valores devidos ao empregado.

Além disso, é essencial que a empresa preste uma homenagem ao colaborador enviando uma coroa de flores para funcionário para o local de velório da pessoa. Dessa forma, a organização vai conseguir demonstrar respeito e carinho pela pessoa que se foi. 

Quais são as melhores opções de coroas de flores para homenagear funcionários falecidos? 

O envio de uma coroa de flores é uma forma respeitosa e carinhosa de prestar uma homenagem a alguém que se foi. Além de ser uma tradição antiga, que faz parte de diversas culturas. 

No caso de uma coroa de flores para um colaborador, o ideal é optar por flores brancas, que estão associadas a elementos como paz, espiritualidade, harmonia e respeito.  

Além das cores, também é importante definir o tipo de flor, já que cada espécie está associada a alguns sentimentos e características. Algumas das mais usadas nas coroas feitas sob encomenda por empresas são:

  • Copos-de-leite: demostram inocência e pureza. Por isso, caso algum funcionário da sua empresa perca um filho, saiba que essa flor também pode ser uma boa opção para coroas para velórios infantis;
  • Lírio: transmite paz e tranquilidade;
  • Orquídeas: as mais belas e desejadas flores, perfeitas para prestar condolências a colegas de trabalho
  • Rosas brancas: demonstram respeito e compaixão.

Caso alguém da empresa saiba quais eram as flores preferidas do funcionário que faleceu, pode ser interessante tentar colocá-las.

Já em relação ao tamanho da coroa de flores, o correto é apostar em um arranjo pequeno ou de tamanho médio, dessa forma, a homenagem da empresa não vai ofuscar o tributo dos familiares e amigos íntimos. 

Como escolher a mensagem de condolências ideal para acompanhar a coroa de flores?

É fundamental que a coroa seja acompanhada por uma mensagem de condolências, como um sinal de respeito e também para expressar a falta que aquela pessoa fará na companhia. 

Até mesmo porque, é comum que no ambiente corporativo as pessoas criem laços que se estendam além do ambiente de trabalho. Algumas das mensagens mais indicadas para ocasiões como essa são:

  • Sentimentos dos amigos da (nome da empresa);
  • Com carinho e sinceros sentimentos dos amigos e colegas da (nome da empresa);
  • Sinceras condolências dos diretores e funcionários da (nome da empresa);
  • Homenagem dos amigos da (nome da empresa) ao grande companheiro do qual sentiremos saudades 
  • Nossa empresa sente muito a sua perda
  • À família, nossas sinceras condolências (nome da empresa).

A coroa de flores para funcionários é uma maneira respeitosa de prestar uma homenagem ao colaborador que se foi e expressar as condolências para a família dessa pessoa.

Contudo, para que a empresa possa ajudar ainda mais a família do funcionário falecido, vale a pena conferir o nosso guia de falecimento para conhecer quais são os procedimentos que devem ser tomados quando alguém morre.