Cemitério para animais: como funciona o sepultamento dos pets

Tempo de leitura: 8 minutos

Cemitérios para animais são locais destinados a sepultar os pets quando eles nos deixam. A ideia é criar um ambiente apropriado para se despedir dos animaizinhos que nos presenteiam com tanto amor e carinho durante a vida.

Os pets são muito amados e considerados como parte de nossas famílias. Capazes de amor e carinho como ninguém, animais de estimação merecem cemitério para animais apropriado onde possamos nos despedir e homenageá-los, não é?

Saber como funciona o sepultamento dos pets ajuda muito os donos de animais na hora da última despedida dos seus pequenos companheiros. Existem empresas especializadas em funeral de animais que oferecem suporte desde o velório até o enterro ou cremação.

Leia o artigo completo e entenda como funciona o sepultamento dos pets!

Como funciona um cemitério para animais?

Cemitérios para animais de estimação são locais destinados ao sepultamento dos mesmos. Alguns possuem estrutura especial para realização de velório, cremação e cremação coletiva.

O velório de pets tem o funcionamento similar ao velório de pessoas. O caixão do animal fica posicionado em salas disponibilizadas aos amigos da família para que estes possam dar o último adeus. Após, os donos podem escolher se preferem cremar ou enterrar.

A cremação pode ser individual e sem as cinzas, ou seja, o animal é cremado individualmente, mas o dono não levará as cinzas para casa. Porém, se o dono preferir, ele poderá levar cinzas em urnas próprias para esse fim. 

Para quem possui menos recursos, existe também a cremação coletiva, que faz o processo com vários animais ao mesmo tempo e também não fornece as cinzas. Nesse caso, basta levar o corpo do animal a um veterinário, que se encarregará de enviar o pet a um centro público especializado que fará o procedimento.

O sepultamento é feito em cemitérios destinados especificamente aos pets, sendo que também tem funcionamento similar às necrópoles para humanos. Portanto, os túmulos podem ter lápides com o nome do animal ou alguma frase de despedida. 

Assim, sempre que quiserem, os donos podem voltar ao local e deixar uma oração ou uma homenagem ao amigo que se foi.

Como funciona o sepultamento de um animal?

Quando um animal vem a falecer, alguns donos deixam o corpo em qualquer espaço. Porém, essa não é a postura ideal, pois além de faltar uma cerimônia agradável de despedida, também pode gerar multas altíssimas. Destinar o corpo de um animal a qualquer espaço é proibido por lei. 

Existem serviços especializados para realizar a cerimônia de despedida e sepultamento. A maioria das empresas responsáveis aceitam animais como gatos, cachorros, aves e pequenos roedores, mas há aquelas que atendam a de diferentes bichos, como carneiros, cavalos e outros. 

Geralmente, os serviços disponibilizados são espaços para o velório e acompanhamento completo para o sepultamento, e os valores podem diferir de acordo com as preferências do dono do pet. 

Gavetas e valas individuais tendem a ser mais caras que o sepultamento coletivo. Além disso, existe a opção de escolher uma lápide com o nome do animalzinho para acompanhar o túmulo 

Os custos totais podem chegar a marca de R$3000 reais, mas, de modo geral, a cremação custa, em média, R$400 reais. Sendo assim, em alguns casos essa opção sai mais em conta.  

Quais serviços extras podem ser oferecidos?

Pensando no bem-estar e comodidade dos donos dos pets, alguns locais oferecem planos com funções extras, como o serviço de translado do corpo.

Para a cerimônia de partida, geralmente é preparada uma sala tal como ocorre na maioria dos velórios. 

Cemitérios para animais contam com capelas, disponíveis para orações e a possibilidade de encomendar lápides personalizadas com dizeres de despedida ao animal, como “de braços abertos e com o mesmo amor que recebeu em vida, que a Mãe Natureza receba seu corpo e alma”.

Por fim, algumas empresas, preocupadas com a saúde mental dos donos, oferecem atendimento psicológico.

Onde é possível enterrar um animal de estimação?

Em um momento tão difícil como a morte de um pet, a escolha do local de enterro pode se tornar algo difícil. Pensando nisso e em todos os benefícios de contratar os serviços de sepultamento para pet, separamos algumas opções excelentes de cemitérios. Confira! 

4 cemitérios de animais no Brasil

Jardim do Amigo

O Jardim do amigo é um cemitério para quem procura tranquilidade e atendimento de qualidade. O local foi fundado em 1984, sendo o primeiro cemitério de animais da América Latina, porém não ficou popular apenas por ser pioneiro, mas, sim, por prestar atendimento de qualidade. 

Nesse sentido, o Jardim conta com serviço de assistência 24 horas, sempre prezando pelo suporte aos donos em momentos de maior angústia. Além da sala de velório, para realizar uma cerimônia adequada e sensível, o local ainda possui uma gruta religiosa, para que os donos façam suas últimas orações.

Vale lembrar que o cemitério Jardim do Amigo disponibiliza o serviço de sepultamento animal completo, ou seja, desde o translado até o enterro do corpo. Outra vantagem é que o cemitério também possibilita a cremação, sendo assim, tudo depende das preferências dos donos. 

Até hoje, a proprietária mantém no Jardim seus pets, Nina e Set, que foram resgatados da rua, assim, ganhando um lar aconchegante e cheio de natureza por perto. O maior intuito do Jardim do Amigo é oferecer aos donos dos pets uma forma de demonstrar o grande amor que sentiram e que vai continuar existindo. 

A Reviver

O Cemitério dos Animais fica localizado em Minas Gerais, mais especificamente na cidade de Betim, a menos de 1 hora de distância da capital Belo Horizonte. A instituição oferece opções de jazigo perpétuo, individual e coletivo, ou seja, com outros pets. Como também a possibilidade de optar pela cremação, que pode ser coletiva ou não. 

Ainda disponibilizam um plano, que funciona de forma semelhante ao seguro funeral, ou seja, o dono paga uma quantia durante um tempo e no período do luto não precisa se preocupar com a parte burocrática. Assim, voltando toda sua atenção para a cerimônia de despedida. 

Parque São Francisco de Assis 

O cemitério Parque São Francisco de Assis é uma ótima opção para moradores da grande São Paulo. O cemitério fica localizado em Campinas e possui um escritório para atendimentos diretos com o dono do pet na Paulista. 

Em relação aos serviços oferecidos, assim como a maioria dos cemitérios de animais, o Parque São Francisco de Assis disponibiliza sepultamento e cremação individuais ou coletivos. 

O Parque São Francisco ainda propõe o plano preventivo, que consiste no pagamento de uma taxa mensal, para que o pet tenha tudo o que precisar quando falecer. 

Funerária Vida Pet

A Funerária Vida Pet é uma opção para os moradores de Juiz de Fora – MG e cidades próximas. A empresa faz questão de preparar o solo especialmente para sepultar os pets. Afinal, é necessário seguir leis ambientais para oferecer esses serviços. 

Outra grande vantagem é que o espaço conta com estrutura completa: sala de velório, cemitério próprio, atendimento 24 horas, planos e parcelamentos, entre outros benefícios.  

Cremar ou enterrar, qual a melhor opção?

Os animais de estimação acompanham seus donos por longos anos, assim, são criadas relações fortes e encarar o luto pode não ser nada fácil. Ainda assim, é necessário tomar algumas decisões no momento da perda, sendo uma delas a preferência por cremar ou enterrar

A cremação é a mais indicada para a preservação do meio ambiente, pois evita a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Além de que, quando se trata do sepultamento animal, a cremação costuma ser mais barata. P

ara saber mais sobre o assunto, confira o artigo “Cremar ou enterrar? O que fazer quando o pet morre?