Guia de etiqueta: Como se comportar em velórios

Tempo de leitura: 7 minutos

mulher de preto segurando coroa de flores em velório

O velório de uma pessoa querida é um momento muito doloroso para parentes e amigos próximos. Nem sempre sabemos como nos comportar em velórios e é normal sentir certo desconforto ante a tristeza.

O velório é uma ocasião sabidamente difícil e dolorosa, e estar presente em um requer alguns cuidados para que ninguém sinta qualquer desconforto ou passe por alguma situação embaraçosa. É comum se perguntar como se comportar em velórios, momentos de despedida de pessoas amadas.

A verdade é que não há regras para como você deve se sentir ou sobre o que você deve dizer aos familiares ou amigos: cada pessoa processa a perda de formas diferentes e lida com o luto individualmente.

No entanto, compilamos algumas dicas simples para ajudar você a amparar alguém próximo nesse momento tão difícil.

Como se comportar em um velório 

Como dissemos, não existe um guia escrito em pedra sobre o assunto, mas há formalidades que podem manter o momento confortável de alguma forma para todos os presentes. 

1. Cumprimente a todos

Saber como cumprimentar em um velório é de extrema importância e causa muita insegurança.

O momento de chegada envolve entrar no local com energia compreensivelmente triste, e com uma variedade de comportamentos: espere ver pessoas chorando, algumas sorrindo melancolicamente, outras compartilhando casos sobre momentos felizes com o falecido. 

Fica difícil saber como se portar com tantas emoções ao mesmo tempo, não é? Por isso, sugerimos que você cumprimente a todos.

Para os familiares e pessoas mais próximas, preste sua solidariedade através de um abraço apertado ou palavras que possam trazer algum consolo. 

No caso de pessoas que você não conhece, um aceno formal e o tradicional “meus sentimentos” pode ser suficiente para entender um pouco de apoio. 

2. Seja delicado na sua abordagem

Esse é um momento de muita consternação, com a família e as pessoas mais próximas muito sensibilizadas pelo ocorrido, o que dificulta encontrar as palavras certas para confortar a todos. 

Nesse caso, menos é mais. Nada de comentários como “Finalmente descansou”, “Era a hora dele(a)”, “Vai passar”, e outros do tipo, a não ser que você conheça intimamente a família e saiba que essas frases serão bem recebidas.

De modo geral, um abraço reconfortante e um “Eu sinto muito, de verdade” são mais que suficientes e ajudam muito mais do que possamos imaginar. 

Evite questionar sobre a causa da morte do falecido ou tentar explicar o que pode ter levado a isso. 

Afinal, quem esteve presente nos últimos momentos ainda está tentando digerir o falecimento, e ouvir, ver ou falar sobre pode ser muito doloroso. Portanto, apenas ouça o que eles têm a dizer.

3. Tenha solidariedade e ofereça apoio

Além de oferecer ajuda apenas por polidez durante o momento do velório, experimente oferecer algo que realmente esteja ao seu alcance. Mora perto da pessoa enlutada?

Se tiver um tempo, ofereça-se para ir à feira com ela, ao mercado, para fazer companhia durante o passeio ou mesmo levar o pet para passear por ela, para buscar os filhos na escola, e outras atitudes do tipo.

Não espere a pessoa pedir, mas também não seja incisivo demais caso a pessoa não queira. Ajudas concretas podem ser muito importantes para quem acaba de perder um ente amado.

Seja atencioso e se coloque à disposição da maneira que puder. Não espere que o enlutado te peça favores. 

Se você tiver proximidade com a pessoa que está sofrendo com o luto, se ofereça para fazer companhia quando puder. Ela pode se sentir sozinha algumas vezes. 

Além disso, em situações como essa, as pessoas mais próximas tendem a não sentir fome, mas ainda precisam se hidratar. Então, se possível, ofereça água e ou algum alimento mais leve de vez em quando. 

4. Tome cuidado com as conversas e evite assuntos impróprios

Evite conversas em voz alta. Mostre respeito, cordialidade e empatia pelos sentimentos dos familiares e amigos da pessoa falecida. Não tente “colocar o papo em dia” com pessoas que você não vê há muito tempo durante o velório.

É claro que nada impede a troca de algumas palavras e conversas curtas, mas papos em voz alta, risadas altas e outros comportamentos do tipo podem soar desrespeitosos na ocasião.

Converse baixo e apenas o essencial, respeitando o momento do luto. 

Além disso, desligue seu celular ou coloque-o no silencioso para que seja possível prestar atenção ao velório e às despedidas das pessoas ao falecido. 

5. Respeite os rituais e tradições de cada um para enfrentar o luto

Respeite o tempo das pessoas enlutadas e seus estágios do luto. Busque dar espaço para que possam vivenciar isso, e caso seja necessário, ofereça apoio. 

6. Observe seu posicionamento e o das pessoas mais próximas 

Nesse sentido, ao se posicionar para ver o caixão, evite ficar muito próximo, pois se trata de uma demonstração de respeito. Geralmente as pessoas que ficam diante do caixão são as mais próximas da pessoa que se foi. 

Portanto, respeite o espaço delas e, caso você não seja alguém da família ou um amigo próximo, sente-se nos bancos de trás. 

7. Esteja realmente presente

Em um velório, normalmente a família tende a providenciar a presença de um religioso ou de alguém marcante na vida da pessoa falecida para dizer as últimas palavras.

Diante disso, independente de sua religião, faça o possível para ouvir atentamente e se manter solidário em relação ao que for dito. 

8. Vista-se adequadamente

pessoas de preto reunidas em um velório

É claro que cada pessoa se veste de acordo com seu estilo pessoal, e isso é indiscutível. Apenas busque entender a psicologia das cores em um momento tão delicado como esse para manter a característica solene da ocasião. 

Cores neutras e escuras como preto, marrom e azul-escuro são clássicas, ou claras como o branco, bege e cinza são neutras e leves. Os trajes mais sociais demonstram respeito à cerimônia e são elegantes.

O ideal é evitar roupas muito coloridas e utilizar algo mais discreto. Saber como se vestir para um velório é uma forma de demonstrar respeito ao momento.

9. Leve algo simbólico

O aconselhável é levar flores que possuem algum significado importante, como lírios (comum para homenagear crianças, representam pureza), crisântemos (apresentam muitos significados, dentre eles a honra e a tristeza) e outros tipos muito comuns. 

Além disso, também há a opção de enviar uma coroa de flores para o local onde o falecido está sendo velado, em demonstração de afeto. 

Ela representa o ciclo da vida e a eternidade, simbolizando que as lembranças dessa pessoa que se foi ficarão vivas para sempre. 

10. Atente-se ao horário de chegar 

Independente de quanto tempo dura um velório, o essencial é chegar no horário marcado como forma de respeito ao falecido e aos familiares. Além disso, isso permite se despedir da pessoa por um tempo maior, e dar apoio àqueles que você ama. 

Como se despedir antes de ir embora do velório?

Assim como na hora da chegada sugerimos que você cumprimente a todos, procure se despedir de quem estiver presente no ambiente antes de sair. Ao se despedir de alguém mais próximo, ofereça ajuda e apoio caso necessário e reforce que está ali para aquela pessoa.

Se despedir permanentemente de alguém não é fácil, e tampouco sabemos lidar bem quando pessoas que amamos estão sofrendo.

Ir a uma homenagem fúnebre pode ser apenas um pequeno gesto que já demonstra carinho a quem precisa em um momento de fragilidade.

Se você se preocupa a ponto de procurar como se comportar em velórios, temos certeza de que é alguém com quem seus amigos e parentes podem contar.

Se quiser ver como lidar em casos específicos, veja como homenagear um colega de trabalho que faleceu.