Como homenagear um colega de trabalho que faleceu

Tempo de leitura: 2 minutos

Lidar com o falecimento de pessoas queridas é sempre algo delicado, e isso não é diferente no ambiente de trabalho. Independentemente da relação de proximidade com a pessoa que morreu, as homenagens são importantes e configuram uma forma de demonstrar afeto e respeito por quem se foi.

Homenagem a um colega falecido

Como homenagear um colega de trabalho que faleceu

O falecimento de um colega de empresa impacta diretamente na rotina corporativa. É natural que a sensação de consternação tome conta do ambiente. Muitas vezes, além de colega, a pessoa que morreu era também uma grande amiga, que compartilhava momentos fora do ambiente de trabalho.

A comunicação da morte deve ser feita aos funcionários de maneira humana e sensível. É essencial que as empresas, de todos os tamanhos e portes, tenham uma política interna em relação ao luto, e contem com um funcionário de RH devidamente preparado para lidar com a situação.

Apesar do impacto da notícia a empresa não pode parar, mas por outro lado é preciso que todos os colaboradores tenham apoio para vivenciar o processo de luto. Alguns colegas mais próximos podem, inclusive, ter dificuldades para retomar às atividades por conta da proximidade com o falecido, e é essencial o cuidado durante esta fase.

Os encarregados e chefes devem transmitir a notícia com o máximo de clareza, evitando rumores desnecessários, comuns principalmente no caso de mortes repentinas ou violentas. A caixa de emails do funcionário deve ser verificada, as mensagens respondidas e encaminhadas a outros profissionais. Os clientes e parceiros mais próximos e que negociavam diretamente com a pessoa precisam ser comunicados.

Um funcionário próximo da família do morto pode organizar seus pertences, embalar e levar pessoalmente à residência, caso esse seja o desejo dos familiares. Porém é importante que isso seja feito de forma gradual, para que todos possam processar a ausência.

Outra dica é que, para quem conhece os familiares, um contato para condolências e para oferecer suporte também é muito bem-vindo.

Outra possibilidade de homenagem que pode ser feita tanto em nome da empresa quanto individualmente é o envio de uma coroa de flores com uma faixa de homenagem, pois transmitirá aos familiares o afeto e o respeito ao colega falecido.

Gostou da ideia? Então encomende uma coroa de flores com a CoroasParaVelório — entrega em até duas horas, para todo o Brasil.