Como são os rituais fúnebres nas diferentes religiões

Tempo de leitura: 8 minutos

Ritos fúnebres são o prolongamento da despedida da pessoa falecida, onde cada ato e gesto tem um sentido emocional e espiritual catártico.

Perder alguém é algo extremamente doloroso e a morte envolve muitas emoções negativas e complexas. A ausência é assustadora, mas também é uma certeza. 

Cada cultura tem um jeito especial de se despedir e homenagear a pessoa querida que partiu. Confira abaixo como são os rituais fúnebres nas diferentes religiões.

Estátua de anjo decorada
Estátua representativa de um anjo

O que é um ritual fúnebre?

Um ritual fúnebre é um momento de despedida a um ente querido como um ato simbólico que significa velar, enterrar ou cremar o corpo. Os rituais, de uma forma geral, são repletos de simbologias em várias religiões.

Qual a importância de rituais fúnebres 

Homenagens e rituais fúnebres têm um papel social e psicológico ao permitir compartilhar com todos um momento de acolhimento para suportar a dor da perda. Esses momentos proporcionam aos familiares e amigos a chance de dizer um adeus digno e respeitoso para o ente querido.

Sua importância é singular: a despedida ajuda a superar a fase de negação do luto, bem como dá a sensação de finalidade e, para algumas culturas, a certeza de que a alma da pessoa está em paz. 

Confira como alguns rituais fúnebres são realizados.

Como acontecem os rituais fúnebres para diferentes crenças

Os cultos de despedida são procedimentos comuns quando alguém morre. Rituais fúnebres variam conforme cada religião.

O Brasil tem uma pluralidade de culturas, então há diferentes despedidas conforme variadas crenças.

Veja a seguir os diferentes rituais de despedida.

Ritual fúnebre no Catolicismo

O catolicismo é uma religião com forte presença no Brasil e os rituais fúnebres popularmente conhecidos vêm, de forma geral, da igreja católica. Tradicionalmente, após a perda, é realizado um velório para homenagear e se despedir da pessoa. 

Em sequência vem o enterro, normalmente realizado até 24 horas após a morte. 

O velório é celebrado com:

  • incensos, que representam veneração;
  • água, elemento que remete ao batismo; e 
  • velas, cujo fogo simboliza a queima da vida e a luz, um sinal de Deus. 

Os amigos e familiares também costumam fazer uma oração juntos no velório. Ao velório segue-se o enterro e é comum, uma semana depois, a realização da Missa de 7º Dia em homenagem ao falecido.

funereal em diferentes culturas

Ritual fúnebre no Judaísmo

A morte para o judaísmo é vista como um processo natural, além de ser parte da passagem para um plano divino. Assim, nos rituais fúnebres do judaísmo, é feita a preparação do corpo para a celebração da passagem para o plano divino. 

Nessa religião, primeiramente, o corpo, sem vestes, é lavado por pessoas especializadas da comunidade para que volte a ser como chegou a esse mundo purificado.

Os familiares participam de rituais de purificação, e a comunidade comparece à casa do falecido para oferecer conforto aos familiares.

Depois o corpo deve ser vestido com uma túnica branca e, então, ocorre o velório. Antes do funeral, os familiares do morto rasgam suas próprias roupas, como representação do luto.

Ritual fúnebre no Hinduísmo

O ritual do Hinduísmo é feito com a preparação do corpo, que pode ser lavado muitas vezes com baldes de água, podendo levar até duas horas. 

Também é visto para a religião como uma continuidade. Além disso, o ritual conta com o uso da água de como. Ele deve ser executado pela filha do falecido (a) junto às anciãs da religião.

Ritual fúnebre no Islamismo

O corpo é preparado pelos familiares do mesmo sexo e com a presença do cônjuge. As despedidas são momentos controlados já que nada pode mudar a morte.

Os banhos marcam a retirada das impurezas, e o corpo é envolvido completamente por um pano branco.

Não existe a presença de caixão, o corpo é enterrado diretamente na terra e o mais rápido possível.

Ritual fúnebre no Espiritismo

A matéria é somente um estágio, os enterros são simples como em algumas religiões, e no entanto são momentos calmos.

Seja cremado ou enterrado, o sepultamento deve ser feito no mesmo dia da morte.

Ritual fúnebre para os indígenas

Os rituais fúnebres indígenas consistem em fazer a separação dos mortos e vivos por meio dos seus mitos. O intuito é mandar de volta para o seu mundo que não é mais o mundo humano.

Cada etnia ou grupo tem um ritual especial de despedida. Na aldeia Pancararu, localizada em Pernambuco, por exemplo, o funeral tem a participação de entidades espirituais chamadas de praiás. 

Cobertos da cabeça aos pés, eles tocam gaitas, balançam chocalhos e fazem uma referência na porta de onde o morto está sendo velado, antes de entrar. Essas entidades participam de todo o cortejo fúnebre.

Ritual fúnebre no Candomblé

No candomblé, o ritual pós-morte acontece em etapas. Primeiro, o corpo é preparado para que o espírito seja liberado da matéria. Essa etapa ocorre em uma casa de pai de santo. 

Após isso é que acontece o velório, no qual cânticos pedem aos ancestrais para que recebam o novo espírito. Depois do velório, o corpo é sepultado. Se a morte for de um pai ou mãe de santo, a cerimônia de louvação dura sete dias.

Os rituais fúnebres de candomblé para a própria religião também não são vistos como o fim, e sim como a continuidade de um ciclo.

Quando alguém morre, se realiza o Axexê, assim se prepara o corpo na casa do pai ou da mãe para a libertação do espírito.

Após a libertação, o corpo é velado com músicas e cânticos para iniciar o sepultamento.

As cerimônias continuam no aniversário de um ano da morte, no de três e de sete anos nos rituais fúnebres da umbanda.

Ritual fúnebre no Budismo

Os rituais fúnebres do Budismo são marcados pelo equilíbrio, assim os familiares do falecido evitam o choro sendo amparados pela comunidade. Isso é importante para não atrapalhar a passagem de reencarnação.

Assim, eles são focados em celebração e deixam mais de lado o conceito de despedida.

Quais rituais fúnebres eram praticados pelos egípcios?

A mumificação é o rito mais comum dos egípcios, eles acreditavam que deveriam preservar os corpos assim como o nome do falecido. Por isso, no rito o túmulo devia ser de um porte de uma morada para aquele que partiu, levando consigo as suas riquezas.

Como funcionam os rituais fúnebres e diferentes países     

Ritual fúnebre no México

O ritual é festivo, as crianças já estão habituadas, acontecem celebrações e a exumação ocorre comumente no dia de finados. As famílias costumam fazer as comidas preferidas dos mortos e levá-las às suas sepulturas para que eles se alimentem.

A celebração continua no Dia de Los Muertos, em que há festividades para todos aqueles que já faleceram.

Ritual fúnebre no Japão

Nos rituais fúnebres no Japão, a cremação é comum, mas a família prepara o corpo e também é conhecido por ser um processo demorado. 

Por isso, o corpo pode ser conservado com o auxílio do gelo durante o início da despedida para as demais realizações de cremação.

As crianças podem participar das etapas e a família também recolhe os restos após a cremação.

Ritual fúnebre na África

Assim como nos rituais fúnebres do xintoísmo, o africano possui as suas peculiaridades.

O casamento é uma grande festa na maioria das culturas, mas na áfrica, o velório também é comemorado assim. Portanto, os festejos de toda a comunidade com músicas, comidas e danças são comuns nessa cultura, e as festas podem ser marcadas por roupas extravagantes, banquetes fartos e muito mais luxo que outras comemorações.

Entender como são celebrados diferentes rituais fúnebres permite compreender como cada cultura lida com a morte e, ainda, como amparar amigos durante o processo de perda de entes queridos. Se quiser algo mais específico, veja como prestar ou auxiliar em homenagens fúnebres.