Saiba como fazer uma homenagem a alguém especial que faleceu

Tempo de leitura: 4 minutos

Existem diversos tipos de homenagens fúnebres, como enviar flores, compartilhar fotos e vídeos de nos momentos e escrever mensagens de homenagem.

Fazer uma homenagem a alguém especial que faleceu é uma forma de lidar com o processo de luto e oferecer uma despedida digna e amorosa como a sua pessoa querida merece. 

Essas expressões de carinho mesmo após a perda podem ser feitas pouco tempo depois do falecimento, mas também em ocasiões especiais, como na data de aniversário, no dia dos finados ou outras datas comemorativas.

Afinal, prestar homenagens algum tempo depois que a pessoa faleceu ajuda a manter viva a sua memória, além de mostrar para as novas gerações da família como ela era querida e importante para todos que conviviam com ela.

Como homenagear alguém especial que faleceu?

Se você deseja homenagear alguém que já se foi, procure lembrar do que aquela pessoa gostava e quais eram as crenças dela. Dessa forma, você poderá fazer uma homenagem bonita e de acordo com a personalidade que o falecido tinha, o que é uma ótima forma de honrar a memória do finado.

1. Envie as flores preferidas da pessoa

Uma das formas mais bonitas e tradicionais de homenagear alguém que faleceu é oferecendo uma coroa de flores. Além disso, esse tipo de arranjo ajuda demonstrar que você tinha respeito e admiração pelo finado.

Na hora de escolher uma coroa de flores para fazer uma homenagem para alguém especial que se foi, considere os significados das flores nos arranjos. Por exemplo:

  • Os crisântemos são as flores mais usadas nos velórios, pois são muito resistentes, elas remetem à esperança;
  • Os copos-de-leite remetem à pureza, à paz e à elevação espiritual. Portanto, os arranjos com essas flores são ótimas alternativas para as cerimônias fúnebres de pessoas religiosas;
  • As margaridas estão associadas à inocência, por isso, são alternativas interessantes para velórios de pessoas jovens.

2. Escreva uma mensagem de homenagem

Escrever é uma excelente maneira de colocar os sentimentos para fora e fazer registros de memórias importantes. Por isso, ao enfrentar o luto pela perda de uma pessoa querida, escrever uma mensagem de homenagem pode ser terapêutico.

A sua mensagem de homenagem pode ser curta, como uma frase para faixa de falecimento, ou um discurso: o importante é ser honesta e deixar as palavras saírem do coração.

Porém, é muito comum ficar sem saber o que dizer diante de uma situação dessa, então tudo bem recorrer a frases prontas que te ajudem a expressar seus sentimentos e se sentir compreendido na dor. 

Alguns exemplos de mensagens de homenagens póstumas são:

  • “Você sempre estará presente em nossos corações”;
  • “A saudade vai eternizar a sua presença. Espero te reencontrar um dia”;
  • “Não há palavras para expressa a dor que sinto por te perder”;
  • “Sentirei saudades e pensarei em você todos os dias”;
  • “Meu coração chora pela sua perda. Jamais te esquecerei”;
  • “Uma parte de mim morreu hoje, mas uma parte sua viverá comigo para sempre”;
  • “Saudades eternas. Descanse em paz”.

Além dessas, nós temos outras sugestões de frases de homenagem póstuma aqui. 

3. Compartilhe fotos e vídeos de momentos felizes

Olhar fotos e assistir a vídeos de momentos felizes é a melhor maneira de manter viva a memória positiva e o carinho pela pessoa querida que partiu. Por isso, faça uma seleção dessas lembranças para compartilhar com os outros enlutados e mantenha essa coleção de afetos guardada para recorrer quando a saudade apertar. 

4 . Crie uma homenagem musical

Assim como as fotos e os vídeos, as músicas também remetem a bons momentos e lembranças. Sendo assim, uma forma de homenagear alguém especial que partiu e manter a sua memória viva é fazer uma coletânea com as suas músicas favoritas. Caso toque algum instrumento, você pode entoar as canções. Senão, pode fazer uma playlist afetiva.

5. Faça uma oração

Caso a pessoa que partiu fosse religiosa e tivesse uma fé expressa, fazer uma oração ou uma celebração dentro da sua religião pode ser uma linda homenagem. Além disso, pastores, padres e outros líderes religiosos podem trazer uma palavra de consolo e esperança para aqueles que estão de luto.

Fazer uma homenagem póstuma é uma maneira honrosa e digna de se despedir de alguém querido. Além disso, esse procedimento ainda ajuda os familiares e amigos a lidarem com o processo de luto. Portanto, não deixe de homenagear quem já se foi. Se você conhece alguém que acabou de perder um ente querido, ou se você mesmo está passando por esse momento delicado, confira o nosso guia de o que fazer quando alguém falece.