25 exemplos de frases de falecimento de amigo para coroas de flores

Tempo de leitura: 9 minutos

A perda de uma pessoa próxima é sempre um momento muito doloroso. Para passar por esse período de maneira menos traumática e homenagear o falecido, é importante conhecer algumas frases de condolências para usar em coroas de flores ou em faixas de homenagem.

O luto é um processo difícil e doloroso, principalmente quando perdemos uma pessoa que era muito próxima a nós e com quem compartilhamos bons momentos, como um amigo querido. Quando isso ocorre, é importante nos despedirmos desse indivíduo de uma forma digna. 

Além disso, é preciso saber como ajudar uma pessoa em luto. Uma maneira de fazer isso é enviar mensagens de condolências expressando seu apoio e solidariedade pela perda do amigo.

Afinal, expressar a dor em uma homenagem póstuma é uma das formas de prestar o último tributo a alguém que fez tanta diferença e certamente deixará ótimas lembranças. Mas, afinal, o que escrever na mensagem de falecimento?

Como sabemos que se trata de um tema delicado, separamos algumas referências que podem servir de inspiração para que você crie frases de falecimento de um amigo com todo o carinho e afeto que essa relação merece. Continue a leitura para saber mais!

Significado do luto pela perda de um amigo

A dor de perder um amigo é um momento muito delicado, e estamos dificilmente preparados para enfrentar essa situação. Esse processo é descrito como um período de intensa tristeza, pesar e desgosto.

Na situação de luto, é comum que o enlutado queira se isolar e apresente dificuldades para executar as tarefas diárias. Isso ocorre porque a pessoa que está passando pela perda de alguém não consegue imaginar como será a vida sem o falecido, acredita que terá dificuldade em viver sem ele e, em alguns casos, pode até sentir culpa pela morte daquela pessoa.

O processo de luto é marcado por cinco fases, são elas:

  1. Negação: o enlutado não quer acreditar no que aconteceu;
  2. Raiva: a pessoa fica irritada pela perda do amigo;
  3. Negociação: a pessoa passa a pensar o que poderia ter feito para reverter esse ocorrido e, em alguns casos, barganha com Deus para que essa situação seja revertida;
  4. Depressão: o enlutado vive um período de profunda tristeza e pesar;
  5. Aceitação: a pessoa passa a aceitar o ocorrido e consegue retomar a vida dela.

A perda de um amigo pode afetar muito a vida de uma pessoa, especialmente se o falecido era alguém com quem você tinha uma grande convivência e que participou de momentos importantes da sua vida. Dependendo do nível de amizade, para algumas pessoas, perder um amigo próximo pode ser mais difícil do que perder um parente.

Por isso, é preciso respeitar o luto de quem perdeu um amigo, apoiar o enlutado nesse momento difícil, e não julgá-lo e nem questionar a dor dele, pois isso pode deixar o processo de luto ainda mais traumático para quem está vivenciando essa situação. 

Mensagens de pêsames para um amigo

Caso um amigo seu tenha perdido alguém importante, também é interessante que você envie uma mensagem de consolo junto a um arranjo de flores como presente de condolências

Alguns exemplos de frase são:

  • “Que o amor que você compartilhou traga conforto durante esse tempo de dor, e saiba que estou aqui para oferecer meu apoio e meu ombro amigo sempre que precisar.”
  • “Neste momento de perda, que você encontre paz no amor que nutriu e apoio naqueles que estão ao seu lado.”
  • “Ofereço meus mais sinceros pêsames por sua perda. Que o amor que vocês compartilharam seja uma fonte de conforto, e que encontre apoio em mim e em outros que o cercam durante este período difícil.”
  • “A perda que você enfrenta é imensurável, mas saiba que estou aqui para oferecer meu apoio incondicional. Que as memórias amorosas tragam conforto ao seu coração e que você encontre serenidade mesmo nos momentos mais sombrios.”

Veja também: 13 mensagens de conforto para quem perdeu o pai

Importância das frases de conforto em um falecimento

As frases de falecimento de amigo são uma forma bonita e respeitosa de demonstrar todo o seu carinho pela pessoa que se foi e se despedir dela de uma maneira honrosa. Além disso, essas mensagens também podem ajudar a consolar os familiares do falecido.

Por isso, se você acabou de perder um amigo querido, considere enviar uma coroa de flores com alguma frase de luto para o velório da pessoa. Dessa forma, você vai conseguir demonstrar de uma maneira clara o quanto aquele indivíduo era importante para você.

Essa homenagem póstuma pode, inclusive, contribuir para deixar o processo de luto menos traumático. Isso porque, por meio desse gesto, você vai ter a sensação de que conseguiu se despedir de uma maneira digna de uma pessoa que era muito importante na sua vida. 

O que considerar ao escrever uma mensagem de falecimento de um amigo?

Antes de conferir uma lista de mensagens que podem ser utilizadas para as cerimônias de despedida de um amigo, é importante você conheça algumas dicas que podem ser muito úteis na hora de escrever essas frases. Veja a seguir: 

  • Boas recordações: tenha em mente os melhores momentos que vocês passaram juntos para criar uma mensagem personalizada expressando a amizade.
  • Lista de palavras: faça uma lista de palavras aleatórias que lembrem o amigo falecido, o que ajudará a decidir qual frase de despedida combina melhor com ele.
  • Gostos do amigo: considere os gostos e preferências do amigo, como poesias, escritores favoritos ou músicas preferidas, ao escrever ou escolher uma frase de despedida.

Isso vai ajudar bastante a direcionar sua mensagem e garantir que a coroa de flores seja acompanhada de palavras marcantes.

26 frases de falecimento de amigos para coroas de flores

Veja a seguir alguns exemplos de mensagens de falecimento de amigo para usar na despedida de uma pessoa querida. 

Dividimos essas mensagens de acordo com algumas características específicas, para que você possa escolher a frase que tem mais a ver com a pessoa que se foi. 

Frases mais tradicionais

  1. “Vou sempre lembrar das conversas, das risadas e de todos os momentos alegres que vivemos juntos. Em luto por você, meu grande amigo.”
  2. “A presença não é sobre estar junto, por isso você continua vivo em minhas memórias.”
  3. “Me ensinou muito do que sei, riu e chorou comigo. E hoje choro pela sua perda, meu amigo.”
  4. “Você me mostrou o que é amizade de verdade e hoje estou sem rumo sem você. Saudades!”
  5. “Descanse em paz, meu amigo(a). Nossa amizade foi verdadeira e sincera, jamais te esquecerei!”
  6. “Passamos por momentos mágicos e tenho certeza que jamais nos esqueceremos deles!”
  7. “Sempre me lembrarei das memórias que construímos juntos!”
  8. “A vida sempre nos brindou com reencontros, tenho certeza que voltaremos a nos cruzar!”
  9. “Sua amizade me ensinou bastante sobre a vida e eu serei eternamente grato!”

Mensagens religiosas

  1. “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” – Salmos 34:18
  2. “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” – Apocalipse 21:4
  3. “Os justos são tirados para serem poupados do mal. Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” – Isaías 57:1-2
  4. “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.” – João 11:25,26

Trechos de música

  1. “Agora, que faço eu da vida sem você?” – Caetano Veloso
  2. “Você deixou saudade!” – Charlie Brown Jr
  3. “Aonde está você agora, além de aqui dentro de mim?” – Legião Urbana
  4. “E apesar de você ter ido embora. E o mundo pode até não saber. Ainda assim, eu te vejo de forma celestial” – Coldplay
  5. “Naquela mesa ‘tá faltando ele. E a saudade dele ‘tá doendo em mim!” – Nelson Gonçalves
  6. “Pra quem tem fé a vida nunca tem fim.” – O Rappa
  7. “Ninguém disse que seria fácil. É uma pena nos separarmos” – Coldplay

Citações de livros e poesias

  1. “Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, a gente nunca está preparado para perder alguém.” – Nicholas Sparks
  2. “A dor de perder alguém é aquela que dói na alma, aquela que não passa, só é amenizada, mas que sempre será lembrada.” – Michel Benchimol
  3. “Você marcou em minha vida, viveu, morreu na minha história. Chego a ter medo do futuro e da solidão que em minha porta bate.” – Tim Maia
  4. “Na escuridão, o teu olhar me iluminava e a minha estrela-guia era o teu riso.” – Aldir Blanc
  5. “Ame na prática, na ação. Amar é ação, amar é arte.” – Paulo Gustavo

As frases de falecimento de amigo são uma forma bonita e respeitosa de homenagear uma pessoa querida que se foi e de consolar os familiares desse indivíduo.

Da mesma forma, enviar flores para velório ou cerimônia fúnebre é uma tradição bem estabelecida na nossa cultura. Essa prática é uma forma de demonstrar respeito pelo finado, e também uma maneira de consolar seus entes queridos.

Por isso, é importante escolher uma mensagem que represente bem a pessoa que faleceu, e enviá-la juntamente com uma coroa de flores. Dessa forma, você vai mostrar como aquele indivíduo era especial e querido para você.

Para ajudar ainda mais os familiares que acabaram de perder um ente querido, confira o nosso quia de falecimento, para saber quais são os procedimentos que devem ser tomados nessa ocasião.

Nós, da Laços para Sempre, estamos disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, e o pagamento da compra pode ser feito com cartão, boleto, PagSeguro, PayPal ou por faturamento para empresas. Preste a mais bela homenagem com total praticidade e agilidade!