Funcionário de Luto: como prestar condolências e dar apoio nesse momento?

Tempo de leitura: 8 minutos

Para manter um ambiente corporativo saudável, é essencial saber lidar com as emoções dos colaboradores durante períodos difíceis, como o falecimento do cônjuge ou de algum familiar próximo. Portanto, as empresas precisam saber como lidar com funcionário de luto.

A morte de alguém é sempre uma situação delicada, principalmente para as pessoas que precisam manter uma rotina de trabalho. Por esse motivo, é importante dar apoio e colaborar com um funcionário de luto. Afinal, alguém que tanto colaborou para a empresa está em um momento delicado e doloroso. 

Quando prestamos condolências a alguém, estamos dizendo que compartilhamos da dor e do sentimento de perda.

É de fundamental importância que as organizações mantenham a empatia durante esse momento. Para isso, existem algumas medidas e atitudes que podem melhorar o convívio e ajudar uma pessoa em luto e na superação de um momento tão delicado.

Quer saber como dar apoio ao seu colaborador? Continue lendo!

A importância do suporte emocional às pessoas em luto no ambiente de trabalho

Um local de trabalho saudável enxerga e reconhece os funcionários como seres humanos antes de tudo. É importante entender que todos passamos por momentos difíceis e dolorosos. Portanto, as empresas precisam estar dispostas a acolher os colaboradores e auxiliá-los durante esses desafios.

Afinal, as pessoas precisam de um olhar humano para superar alguns momentos delicados, como a perda de um ente querido.

Sendo assim, caso ocorra o falecimento de um parente ou do cônjuge de um funcionário, é essencial adotar ações que demonstrem o apoio de toda a corporação. Dessa forma, o colaborador vai sentir que não está só e, mais do que isso, vai poder se permitir viver o luto.

O que é licença nojo?

Após perder um ente querido, pode ser difícil manter o foco no trabalho ou em qualquer outra atividade. Por isso, existe a licença nojo, que concede até 2 dias consecutivos de afastamento em caso de falecimento de cônjuge, pais, filhos, irmãos ou dependentes econômicos, sem que haja desconto no salário.

A licença nojo está prevista no artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Portanto, os empregadores são obrigados a conceder esses dias de licença para quem perde um ente querido. 

Alguns profissionais têm direito a mais dias de licença nojo. Os servidores públicos, por exemplo, podem se ausentar do trabalho por oito dias consecutivos nessas ocasiões. Já os professores podem tirar até nove dias consecutivos de licença. 

Na hora de solicitar a licença nojo, o funcionário não precisa entregar nenhum documento ao departamento de recursos humanos da companhia. 

Contudo, na volta ao trabalho, ele precisa apresentar uma cópia da certidão de óbito do falecido e outro documento que comprove o parentesco dele com aquele indivíduo, ou a certidão de casamento ou de união estável nos casos de falecimento do cônjuge.

Veja também: 25 exemplos de frases de falecimento de amigo para coroas de flores

Como oferecer apoio e expressar condolências a um funcionário que perdeu alguém próximo?

É importante que a empresa expresse condolências para o funcionário de luto, pois isso mostra que a companhia realmente se importa com seus colaboradores e se preocupa com o bem-estar deles.

Uma maneira de expressar esse pesar é enviando uma mensagem de condolências para o velório do falecido, seja através de uma coroa de flores com uma frase de apoio, ou enviando uma carta assinada pelos colegas de trabalho, para expressar o pesar de todos.

Além disso, se possível, a empresa pode oferecer-se para auxiliar com os custos do velório do falecido, seja arcando com parte ou a totalidade dos custos. Isso certamente ajudará a aliviar um grande peso do funcionário enlutado, uma vez que os custos de uma cerimônia fúnebre podem ser significativos.

Orientações para as empresas lidarem com a perda de um funcionário e auxiliarem os colegas de trabalho em luto

Agora que discutimos como ajudar um funcionário enlutado, vamos examinar quais medidas a empresa pode adotar quando um de seus colaboradores falece.

Ajuda no velório

No caso do falecimento de um funcionário, a empresa pode se prontificar para ajudar a arcar com os custos do velório da pessoa, ou pagar essa cerimônia integralmente, dependendo do porte da companhia.

Dessa forma, a organização será capaz de auxiliar a família do funcionário falecido e demonstrar aos demais colaboradores que se importa genuinamente com eles.

Outra opção é oferecer para os funcionários um plano funeral. Assim, caso algum deles venha a falecer, todas as despesas referentes ao enterro e ao velório serão cobertas pela seguradora.

Apoio psicológico

A terapia de luto pode ser fundamental para quem perdeu uma pessoa próxima. Em alguns casos, o enlutado só consegue superar o luto após receber ajuda psicológica. Sendo assim, pode ser interessante oferecer ajuda psicológica para os funcionários de luto. 

Caso o plano de saúde dos funcionários não inclua assistências relacionadas à saúde mental, pode ser um bom momento para reavaliar essa questão.

Tempo de afastamento

Não é possível definir um valor ou intensidade para os sentimentos das pessoas, principalmente quando falamos de algo tão imensurável como a perda. Por isso, independentemente do vínculo de seu funcionário com o finado, o retorno ao trabalho pode ser desafiador.

Sendo assim, pode ser interessante conceder um tempo de afastamento para os colaboradores que eram mais próximos ao funcionário que faleceu. Um período de licença maior pode ajudar o enlutado a enfrentar o luto de uma maneira menos traumática. 

Isso certamente contribuirá para que ele possa se reerguer e, consequentemente, conseguir trabalhar um pouco melhor ao voltar. Sendo assim, se possível tente oferecer um período de afastamento estendido para o colaborador, nem que ele precise usar o banco de horas para ter esses dias a mais de licença. 

Veja também: Como fazer uma nota de falecimento? Entenda a melhor forma de redigir essa mensagem em um momento tão delicado

Flexibilização do horário de trabalho

Cada indivíduo vivencia o luto de uma maneira. Por isso, algumas pessoas, mesmo após um tempo de licença, podem ter dificuldade em retomar as atividades diárias. 

Sendo assim, se possível, tente flexibilizar os horários de trabalho do funcionário de luto. Algumas pessoas podem experimentar o luto mais intensamente em determinados momentos do dia — perto do almoço, no final da tarde, em algum horário em que era comum entrar em contato com o ente querido. 

Portanto, é importante que a empresa esteja preparada para essa situação e ofereça apoio para o colaborador que está passando por essa fase delicada. 

Recepção sensível

Após o falecimento de um funcionário, é importante que a empresa ofereça uma recepção sensível para os outros colaboradores. Isso pode ser feito por meio de uma homenagem fúnebre ou de uma palestra de um psicólogo para mostrar como lidar com o luto. 

Dê espaço para conversas sobre o tema

Dê espaço para que a pessoa lidando com a perda possa falar sobre o assunto. Nem sempre há essa facilidade na comunicação sobre temas vulneráveis com os gestores, então você pode orientar o RH ou alguma liderança, ou mesmo colegas de trabalhos mais próximos, a ajudar os colaboradores enlutados.

Conscientize os outros colaboradores

Falar abertamente sobre o luto e perdas também ajuda a conscientizar os colaboradores. Portanto, realize eventos, mesmo que com pouca frequência, para ensinar ao corpo de funcionários como demonstrar empatia e como apoiar alguém que está sofrendo com a morte de uma pessoa próxima.

Quando ocorre o falecimento de um colaborador ou nas vezes em que um funcionário perde um ente querido, a empresa precisa estar preparada para acolher o funcionário de luto e apoiar os demais colaboradores.

Por isso, além de saber o que a legislação determina para esse período, a companhia precisa contar com o auxílio de profissionais da área da saúde para ajudarem os funcionários de luto a lidarem com essa situação.

Para que a sua empresa possa ajudar um funcionário de luto de forma efetiva, recomendamos consultar nosso guia do que fazer quando alguém morre

Além disso, você pode contar com os serviços de apoio oferecidos pela Laços para Sempre hoje mesmo. Estamos aqui para ajudar.