10 Cemitérios Particulares em São Paulo: conheça cada um deles

Tempo de leitura: 6 minutos

Morumbi, Congonhas, Horto Florestal. São Paulo conta com vários cemitérios particulares, alguns inclusive considerados pontos turísticos. 

Quando um ente querido falece, lidar com os preparativos do velório e sepultamento pode ser um desafio. Para isso, é fundamental encarar a cerimônia como uma homenagem, que vai permanecer na memória de todas as pessoas que importavam para aquele que partiu. 

Pensando nisso, é preciso escolher o melhor ambiente possível. Na cidade de São Paulo, existem cemitérios particulares cheios de áreas verdes e artigos de arte tumular. Alguns deles podem até ser incluídos em um plano de seguro funeral!

Veja a seguir quais as melhores opções de cemitérios particulares em São Paulo! 

Coroa de Flores em São Paulo: veja opções!

Conheça os 10 melhores cemitérios particulares de SP!

Cemitério Morumbi

O Cemitério Morumbi está em funcionamento desde 1968. 

Localizado na grande São Paulo, mais especificamente no bairro Morumbi, é uma opção de fácil acesso e com valores acessíveis.

O melhor benefício de escolher esse cemitério é que ele conta com um ambiente agradável e aconchegante, com sala de espera, floricultura e 7 salas de velório com ar-condicionado. 

O Cemitério Morumbi ainda possui lanchonete, acesso à internet, estacionamento e acessibilidade para pessoas com deficiência.

O cemitério é o local de sepultamento de várias personalidades, como Ayrton Senna e Elis Regina. 

Congonhas

O Cemitério de Congonhas é um espaço muito requisitado na cidade de São Paulo. O local tem mais de 150.000 m² de área verde, 9 salas de velório climatizadas e conta com serviço de carro elétrico para transporte interno de pessoas idosas e deficientes físicos. 

Além disso, o cemitério contar com atendimento 24 horas e oferece o serviço completo para o velório. 

Cemitério da Paz

O Cemitério da Paz foi construído para o sepultamento de um professor luterano, que não podia ser enterrado em outros cemitérios na época.

Oficialmente inaugurado em 1965, o local é gerido pela Associação Cemitério dos Protestantes e está localizado na Rua Dr. Luiz Migliano, 644, Morumbi.

O local conta com jazigos, salas para velórios, salão de cerimônias e fornece serviços de sepultamento e cremação.

Entre personalidades sepultadas no local estão o cantor e humorista Adoniran Barbosa, o futebolista Leônidas da Silva, e o músico Marcelo Fromer, da banda Titãs.

Cemitério do Carmo

O Cemitério do Carmo fica na zona leste de São Paulo. Cercado de áreas verdes, é o único cemitério com jardins na região do bairro Itaquera.

O ambiente transmite a sensação de paz e tranquilidade, auxiliando a realizar uma cerimônia de despedida digna.

Além do mais, o cemitério do Carmo conta com oito salas de velórios com salas de repouso ao lado.

Horto Florestal

Um dos mais antigos cemitérios de São Paulo, o Horto Florestal foi construído próximo à vegetação da Mata Atlântica. Por isso, é um local agradável, muito semelhante a um parque.

Além de tudo, o acesso ao cemitério é excelente, assim como os demais serviços, sendo que o espaço conta com atendimento de segurança 24 horas.

Em termos de infraestrutura, o local conta com jazigos, salas de velório e sepultamento.

Parque dos Pinheiros

O Cemitério Parque dos Pinheiros, localizado na zona norte de São Paulo, parece muito mais um parque do que um cemitério. O local possui mais de 300.000 m² de áreas verdes e as lápides nos jazigos são feitas em bronze.

O cantor popularmente conhecido como MC Kevin e os cantores da dupla Pena Branca e Xavantinho estão enterrados no local. 

Em períodos de luto, optar por cemitério com mais áreas verdes auxilia a manter a paz interior em meio às dificuldades de lidar com a perda. 

O local conta com serviços de cremação, velório, translado, várias salas de velório, capela ecumênica e um velário. Tudo isso pensado para garantir um pouquinho de tranquilidade em um momento tão difícil.

Gethsêmani

O Cemitério Gethsêmani está localizado na Praça da Ressurreição, 1 Vila Sônia, bairro Morumbi. Fundado em 1965, ele é considerado um dos melhores da cidade de São Paulo.

Sua fama está associada a sua bela infraestrutura, cheia de áreas verdes, e ao seu serviço de atendimento 24 horas. 

O cemitério consegue atender 10 velórios simultâneos e conta com floricultura, sala de estar, capela e lanchonete. 

Parque dos Girassóis

O Cemitério Parque dos Girassóis, localizado no bairro Pinheiros, é um local amplo e agradável. A infraestrutura inclui 9 salas de velório, lanchonete, floricultura e um hall com diversos ambientes.

Além do mais, o maior diferencial desse cemitério é que ele realiza alguns serviços especializados como o translado, exumação e sepultamento. 

Cemitério da Consolação

O Cemitério da Consolação é o mais antigo da cidade de São Paulo. Ele foi fundado no século 19, tendo sido inaugurado em 10 de julho de 1858. 

Localizado na Rua da Consolação, sua popularidade está associada à presença de diversos elementos de arte tumular, proporcionando diversas sensações para quem passa por lá, e muitos o consideram um museu a céu aberto capaz de provocar reflexões sobre os ciclos da vida e sobre a morte.

O local conta com a tecnologia QR-Code nos túmulos, serviços de atendimento emergencial, plano familiar, seguro jazigo, e estrutura completa para sepultamento.

Entre personalidades sepultadas lá, destacamos o compositor Alexandre Levy, a jornalista e poetisa Anália Franco e o jornalista Líbero Badaró.

Parque das Cerejeiras

O Cemitério Memorial Parque das Cerejeiras é um local agradável, cheio de áreas verdes e diversas espécies de animais e flores e está na Av. Parque das Cerejeiras, Jardim Ângela. Além disso, o local é cercado de esculturas, sendo um verdadeiro memorial de arte. 

Fundado em 1993, a ideia é que o Parque Cerejeiras seja muito mais que um cemitério, sendo considerado um espaço cultural. 

Em termos de infraestrutura e serviços, o local conta com jazigos, serviço de cremação, que conta com jazigos, um mural de homenagens, salas de velório, um velário e até mesmo equipe de psicólogos prontos para prestar apoio aos enlutados. 

Como escolher o melhor cemitério? 

A escolha do cemitério particular em São Paulo depende de diversos fatores, como orçamento, preferências da família e também individuais. Quando se trata de valores, é importante considerar que a média de uma cova em São Paulo, varia entre 3 a 4 mil reais. 

Em algumas situações, a seleção do cemitério será baseada no ambiente, ou seja, se possui espaços verdes e salas aconchegantes para receber a família.

Em todo caso, é necessário considerar a decoração do local, e, para isso, não pode faltar uma bela coroa de flores.