Tipos de cemitérios: conheça a diferença entre eles

Tempo de leitura: 6 minutos

Existem diversos tipos de cemitérios, incluindo públicos e privados, religiosos e secularizados, crematórios e tradicionais. Alguns são destinados a grupos específicos, como militares ou animais de estimação. A diversidade reflete preferências culturais, religiosas e individuais em relação ao destino dos falecidos.

A morte de alguém que amamos é sempre um momento muito difícil, e nesse período ainda precisamos resolver várias questões burocráticas relacionadas ao falecimento, entre elas escolher um dos tipos de cemitérios existentes para o sepultamento. 

Há algumas décadas, o tipo de cemitério que predominava no Brasil eram aqueles conhecidos como horizontais, que são repletos de túmulos de todos os tamanhos. No entanto, atualmente, existem outras alternativas para quem busca um lugar digno para enterrar uma pessoa querida. 

Portanto, se você precisa planejar o funeral de alguém ou está programando a sua própria despedida de maneira antecipada, confira quais são as principais variedades de cemitérios que você pode encontrar.

Quais são os tipos de cemitério?

Devido à falta de espaço nas cidades, e também devido às mudanças que ocorreram na sociedade ao longo dos anos, foram surgindo novos tipos de cemitérios e, atualmente, é possível escolher o lugar que você, ou a sua família, considera mais adequado para sepultar um familiar que acabou de falecer. 

Sendo assim, veja a seguir quais são os principais tipos de cemitério e verifique quais são as opções de necrópoles disponíveis na sua cidade.

Horizontal

O cemitério horizontal é o tipo de necrópole mais tradicional do país. Esse local é caracterizado pela presença de túmulos de diferentes tamanhos. Alguns túmulos são muito grandes e suntuosos e feitos de materiais nobres, como o mármore. Geralmente, nessas sepulturas, estão enterradas pessoas que tinham uma grande importância na região. 

Muitos cemitérios horizontais se tornaram pontos turísticos de algumas cidades, seja pela luxuosidade dos túmulos presentes nesses locais, ou porque há algumas pessoas famosas enterradas. 

No Brasil, o Cemitério da Consolação, localizado na cidade de São Paulo, oferece até mesmo um tour guiado para quem quer conhecer o local detalhadamente. Outras necrópoles que costumam ser muito visitadas são o Cemitério da Recoleta, na Argentina, e o Cemitério Montparnasse, na França.

Imagem de um cemitério horizontal na luz do dia
Foto de Chris Boese na Unsplash

Vertical

Os cemitérios verticais foram criados para tentar resolver um problema comum em muitas cidades: a falta de espaço para enterrar os falecidos. Esse tipo de necrópole é composto por uma grande parede que contém várias fileiras e colunas de gaveta. Nos cemitérios verticais, os caixões são dispostos um em cima do outro. 

O principal cemitério vertical do Brasil é o Memorial Necrópole Ecumênica, que fica localizado na cidade de Santos, no estado de São Paulo.

Jardim ou parque

Entre os tipos de cemitérios que têm se expandido cada vez mais no Brasil está o jardim, também conhecido como parque. Essas necrópoles são caracterizadas por apresentarem um vasto gramado e por possuírem lápides discretas e, em alguns casos, cercadas por coroas de flores. Nesses locais, não há grandes túmulos; os caixões são enterrados diretamente na terra. 

Muitos familiares têm escolhido enterrar os seus entes queridos nos cemitérios jardins por considerarem que o ambiente desse local transmite mais paz e tranquilidade, já que ele está localizado em uma extensa área verde.

Ecológico

Apesar de ainda não ser muito comum no Brasil, o cemitério ecológico pode ser uma alternativa interessante para quem quer optar pelo processo de cremação e também para aqueles que se preocupam com o meio ambiente. 

Esse tipo de necrópole só costuma aceitar as cinzas da cremação. Para realizar esse processo, a família do falecido precisa providenciar uma urna biodegradável para colocar as cinzas do ente querido. Essa urna será enterrada no solo para germinar uma árvore. 

Enterrar as cinzas de um ente querido em um cemitério ecológico pode ser uma forma bonita de se lembrar da pessoa que se foi, já que os restos mortais dela serão transformados em uma bela árvore.

Militar

O cemitério militar é um local usado para sepultar membros do exército, como soldados, generais e capitães. Um dos cemitérios desse tipo mais famosos do mundo é o Cemitério Nacional de Arlington, que fica em Washington D.C., nos Estados Unidos. Nesse local estão enterrados mais de 400 mil soldados. 

Imagem de um cemitério militar
Foto de Tom Fisk na Pexels

Pets

Os cemitérios para pets ainda não são muito comuns no país; contudo, em algumas cidades, como em Itapevi, no interior de São Paulo, é possível encontrar locais específicos para enterrar os animais de estimação. 

O mais comum entre os tutores é optar pela cremação dos pets falecidos. No entanto, algumas pessoas querem ter um local para visitá-los e homenageá-los quando eles não estiverem mais aqui. Para esses indivíduos, os cemitérios para pets são um ótimo destino para o bichinho falecido.

Leia também: Cremar ou enterrar: o que fazer quando seu pet morre?

Quais são as principais diferenças entre os principais tipos de cemitérios?

As principais diferenças entre os tipos de cemitérios estão relacionadas aos tipos de lápides e túmulos. Os das necrópoles horizontais são mais luxuosos, já os dos cemitérios verticais e do tipo parque são mais discretos. 

Além disso, a disposição dos caixões também pode mudar de acordo com cada cemitério. Nos horizontais e nos do tipo parque, os finados são enterrados debaixo da terra; já nos verticais, os caixões são organizados em colunas de concreto.

Como escolher o cemitério ideal?

Na hora de escolher o cemitério ideal, você deve considerar as opções de necrópoles existentes na sua cidade, pois nem todos os municípios brasileiros contam com todos os tipos de cemitério. 

Também é preciso verificar qual cemitério dispõe de novas vagas, pois algumas necrópoles podem apresentar superlotação. Além disso, no momento de definir o local de sepultamento, é possível considerar os gostos do finado. 

Por exemplo, se a pessoa se importava muito com a causa ambiental, pode ser interessante enterrá-la em um cemitério ecológico. 

Agora que você já conhece os principais tipos de cemitérios, pode escolher de maneira mais consciente o local para enterrar uma pessoa querida que acabou de partir. Para decidir também o que fazer nesse momento, saiba quais as diferenças entre cremar e enterrar