Canhotinho
A instalação do município ocorreu nas terras pertencentes ao Sr. Antônio Vieira Machado, herdeiro dos terrenos doados pelo seu pai. Seu povoamento só começou a crescer após os combates dos Quilombos da Palmares. Porém a colonização só deu início no final do século XVIII e no início do século XIX. No final do século XVIII foi construída, pelo fazendeiro José das Neves Camelo, uma capela para o São Sebastião. Já no ano de 1850 iniciou-se a feira na região de Canhotinho.
Segundo os boatos da população, o nome da cidade surgiu da existência de dois irmãos e para identifica-los o mais novo ficou conhecido como Canhotinho e o mais velho como Canhoto. Como queriam homenagear os primeiros moradores o povoado denominou as terras de Canhotinho e o rio que corta a cidade recebeu o nome de Canhoto.
No dia primeiro de julho de 1882 a freguesia de Canhotinho foi criada sob a Lei Provincial de número 1706. Pouco tempo após a sua criação sua sede foi elevada a categoria de comarca pelo Decreto Estadual de número 21, quando foi desmembrado do Município de São Bento do Uma. Só foi elevada a categoria de cidade no dia 14 de maio de 1903, pela Lei Estadual de número de 607.
Cemitérios na Cidade de Canhotinho
A cidade de Canhotinho conta com apenas um cemitério, que não foi dado, por conta disso é conhecido apenas como Cemitério de Canhotinho. Ele atende toda a população município ajudando os habitantes a se despedirem de seus entes queridos.
Floricultura na Cidade de Canhotinho
A perda de um ente querido é um momento muito difícil na vida de todos. Nessas ocasiões é normal os familiares e amigos enviares coroas de flores para homenagear o falecido. O site Coroas para Velório realiza entrega no cemitério da cidade de Canhotinho, em Pernambuco.