Lapa
O surgimento da Cidade da Lapa, tendo sua independência tanto política quanto econômica, deu-se por conta da exploração da erva-mate e a atividade tropeira. Hoje conta com rico acervo história que atrai turistas de diversas regiões. Antes de se tornar cidade, porém, pertencia ao município de Vila Rio Negro.
O tropeirismo, considerado uma atividade que fez parte dessa
cidade em anos anteriores, tinha como finalidade a ligação entre as regiões
mais e pouco desenvolvidas. A prática tropeira difundida na região ajudou na
criação de diversas estradas entre o campo e as regiões mais populosas. Já a
erva-mate se fez presente, uma vez que as terras eram propícias para tal
atividade.
No início do século XIX as mudanças regionais se fizeram presentes, dado que seu crescimento em termos populacionais se acentuava. Subsequentemente, a região foi elevada a condição de vila. Posteriormente, foi elevada a categoria de cidade, sendo separada de Rio Negro.
Velório na Cidade da Lapa
O cemitério municipal da Cidade da Lapa é muito visitado especialmente em datas importantes como o dia de finados. Um dos túmulos mais visitados é o da santa popular muito conhecida pelos moradores como Rita, a “Mudinha”, visto que a pessoa – no passado – tinha nascido com deficiência auditiva.
Floricultura na Cidade da Lapa
O adeus definitivo não é fácil, especialmente, quando se trata de alguém especial. Alguns, porém, ficam tão tristes que não conseguem expressar em palavras o que sentem. O Coroas para Velório faz com que os sentimentos mais puros e simples das pessoas possam ser percebidos por meio de flores naturais e frescas.