Monte Sião
Monte Sião é uma região dotada de história que se mistura a
imigração italiana para suas terras, antes repleta de muitas árvores. Famílias
vindas da Itália inseriram nesse lugar a cultura relacionada à atividade
agropecuária, especialmente no que diz respeito ao cultivo do café. Essas
pessoas, por sua vez, passaram a ocupá-la a partir de 1887. A falta de
oportunidades em seu país fez com que elas viessem para o Brasil, com a crença
de que a vida mudaria para melhor. Anos depois o poder imperial caiu, fazendo
com que a região se tornasse uma comarca de Ouro Fino.
Sua emancipação ocorreu na década de 30, com o forte desejo de seus moradores em fazer com que se tornasse município e adquirisse independência tanto administrativa quanto econômica. O verdadeiro crescimento econômico, por sua vez, se deu a partir da década de 80, quando o setor de confecções se tornou muito valorizado, em função de regiões vizinhas e dos turistas que por elas passavam. Com o alto desenvolvimento nesse setor a cidade, assim como nas regiões vizinhas, ficou conhecida como circuito das malhas, com a produção de materiais feitos de tricô.
Velório na Cidade de Monte Sião
Os moradores de Monte Sião contam com o cemitério Municipal. Sua estrutura é tradicional e os túmulos ficam acima do solo. Nenhum deles segue um padrão. Então, os tamanhos e larguras variam de acordo com a condição financeira familiar do falecido, mas independente disso este lugar está repleto da história da cidade e de muitos que ajudaram no seu surgimento e crescimento.
Floricultura na Cidade de Monte Sião
Muitas pessoas acreditam que as flores expressam a felicidade quando elas brotam na primavera. As flores do Coroas para Velório simbolizam os sentimentos dos convidados para um velório, pois para um momento como esse algumas pessoas acham difícil se expressar verbalmente e os arranjos podem representar seus sentimentos.