Firmino Alves
O município de Firmino Alves, primeiramente recebeu o topônimo Itamirim e somente após 1962 em ocasião de sua emancipação, passou a se chamar Firmino Alves.
Atualmente o município já conta com pouco mais de 6 mil habitantes e sua economia baseia-se principalmente na agricultura de subsistência.
Durante todo o mês de Setembro, o município costuma celebrar festas tradicionais como o Trezenário de Santo Antônio, os carurus de Cosme e Damião, além das micaretas que animam a população local há vários anos.
Tendo sob seus domínios alguns distritos e vilas como Itaiá, Ponto do Astério, Serra Torta de Dentro (e de fora) e Ipiranga, estes também celebram suas festividades, destacando-se a Festa de Nossa Senhora Aparecida em Ponto do Astério.
Velório em Firmino Alves
O Cemitério Municipal de Firmino Alves é o principal campo santo do município. Não é murado, mas mantém seu padrão de sepultamentos em estilo mausoléu, ou seja, túmulos aparentes; acima do solo.
Floricultura em Firmino Alves
O Coroas Para Velório realiza a entrega de coroas de flores no Cemitério Municipal de Firmino Alves e em todos os locais de velório e funerárias do estado da Bahia em até uma hora e meia, podendo ser solicitadas 24 horas por dia.