Guajeru
As terras que hoje dão lugar ao município de Guajeru pertenciam à família Guedes de Brito.
O povoamento deu-se a partir da exploração do sertão, pois fazendeiros utilizando-se de escravos acabaram por formarem povoados e vilarejos, porém devido a grande seca que permeia a região, muitos desses vilarejos se extinguiram, obrigando os sertanejos a tornarem-se nômades. Ao que tudo indica, alguma família apesar das adversidades climáticas, fixou moradia no local e daí surgiu o primeiro nome do município: Rua Velha.
A história de Guajeru se confunde com a história do município de Santa Rosa do Panasco, pois Guajeru só passou a figurar o cenário político em 1911 quando o povoado de Santa Rosa passou a compor a Divisão Administrativa do Município de
Condeúba (a qual pertencia como distrito).
Hoje o município possui cerca de 9 mil habitantes.
Velório em Guajeru
Os Velórios e sepultamentos no município de Guajeru são realizados no Cemitério Municipal que está sempre em constante manutenção para atender a população e familiares que ali sepultaram seus entes que partiram.
Floricultura em Guajeru
A coroa de flores é uma antiga prática, trazida desde os povos gregos até hoje para homenagear familiares e amigos que falecem, pois remete à simbologia do triunfo da vida sobre a morte.
O Coroas Para Velório idealiza essa simbologia realizando a entrega de coroas de flores em Guajeru e região em até uma hora e meia, facilitando este momento aos familiares e tornando a última homenagem ainda mais especial.