Ibotirama
Assim como todo o estado da Bahia, Ibotirama era inicialmente habitada pelos índios, nessa região especificamente, os aimorés de tronco linguístico macro-jê predominavam, até a chegada dos portugueses no início do século XVI.
A primeira fazenda em Ibotirama surgiu em 1732, dando início a uma povoação de descendência portuguesa. O dono dessa fazenda, Antônio Guedes de Brito recebeu como doação de D. João VI uma sesmaria que compreendia o Morro do Chapéu até a nascente do Rio das Velhas.
Com topônimo oriundo do tupi, que significa "flor promissora, Ibotirama atualmente abriga pouco mais de 27 mil habitantes.
Velório em Ibotirama
Um dos cemitérios de Ibotirama é o Cemitério Jardim da Paz, administrado pela prefeitura e que segue o padrão de sepultamentos em estilo mausoléu. O Cemitério Jardim da Paz em Ibotirama recebe nossas coroas de flores para homenagem aos entes falecidos e ornamentação do local de velório.
Floricultura em Ibotirama
O coroas para velório realiza a entrega de coroa de flores em todos os cemitérios, locais de velório e funerárias do estado da Bahia em até uma hora e meia, recebendo os pedidos 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.