Itabela
As terras que hoje formam a cidade de Itabela começaram a ser povoadas por volta de 1962, cerca de dez anos após a chegada da família Pereira na região. O Sertanejo João Pereira com sua esposa e seus seis filhos, vindos do município de Inhambupe, se fixaram numa propriedade de 18 alqueires naquele local e viviam do plantio de cacau, café e milho.
Outras famílias passaram a chegar e estabelecer residência na cidade e a povoação cresceu rapidamente, o que fez João Pereira dividir suas terras.
A cidade foi distrito de Porto Seguro até Junho de 1989, quando foi publicada a Lei Estadual 5000, que decretou a emancipação e criação do município de Itabela.
O nome, a exemplo de do nome da cidade de Itabuna, segue a origem tupi, na qual "ita" significa "pedra", sendo assim, "Pedra Bela".
Velório em Itabela
O cemitério que acolhe os falecidos da cidade é o Cemitério Municipal de Itabela, o qual ficou conhecido em algumas veículos jornalísticos recentemente, devido o coveiro ter ido morar dentro do cemitério com sua esposa e filha de apenas 5 anos, por conta de dificuldades financeiras.
A prefeitura irá realizar a reforma e ampliação do cemitério, que agora irá ter capela para velório, muros e uma rede para drenagem de água, pois se acumula água em frente ao local quando chove.
Floricultura em Itabela
O Coroa Para Velório, possui grande variedade de arranjo de coroas e realiza entregas na cidade de Itabela e todo estado da Bahia, tudo para facilitar e tornar a última homenagem prestada, mais especial.