Jaguaquara
Reconhecida nacionalmente como Cidade da Verdura, Jaguaquara recebeu esse título por conta de seu potencial hortifrutigranjeiro, e seu nome é proveniente de um termo tupi que significa "toca de onça", o que explica a enorme onça-monumento da cidade.
Na cidade também está localizada o Colégio Taylor Egídio, de base religiosa Batista, no qual estudou o cantor Raul Seixas, na época em que funcionava em regime de internato.
A cidade nasceu de uma fazenda denominada Toca da Onça, a qual originou o primeiro povoado e se elevou à categoria de distrito em Maio de 1916, pelo decreto 1540. Já em Maio de 1921, desmembrou-se do município de Areia para ser elevada à categoria de vila e município.
Hoje Jaquaquara conta com 22.127 habitantes segundo dados do censo demográfico de 2014.
Cemitério em Jaguaquara
O único cemitério do município é Cemitério Municipal de Jaguaquara, que foi fundado em 1923 e está localizado no bairro Palmeira. Sua estrutura mantém túmulos no estilo mausoléu e a prefeitura vem estudando a possibilidade da compra de terreno próximo para ampliação.
Floricultura em Jaguaquara
A Coroa de Flores é utilizada na ornamentação de velórios e para homenagem de falecidos desde as primeiras civilizações gregas até os dias atuais, passando por diversas culturas e religiões pelo seu simbolismo do trinfo da vida sobre a morte.
O Coras Para Velório realiza entregas de coroas de flores no cemitério de Jaguaquara e todo estado da Bahia em até uma hora e meia, podendo ser solicitadas 24h por dia.