Lajedo do Tabocal
Por volta de 1900 a comunidade que deu origem ao município de Lajedo do Tabocal, começou a surgir com a chegada de famílias que ali encontraram solo fértil.
O município já recebeu os topônimos Lajedo de José Anacleto e Manoel Grande, sendo finalmente denominado Lajedo do Tabocal por conta da grande quantidade de tabocas (bambus) nas proximidades de um lajedo.
O município enfrentou conflitos de terras durante a exploração agrícola, mas a questão foi rapidamente solucionada em 1922 através do programa e distribuição de terras.
A comunidade apesar de unida, não costumava participar das atividades comunitárias, o que mudou com o movimento em prol da emancipação política do município, impulsionada por Adalício Almeida da Silva e Reivaldo Moreira Fagundes em 1985.
A cidade conta atualmente com 8.305 habitantes, segundo dados do IBGE em 2014.
Velório em Lajedo do Tabocal
O município conta ao todo com três cemitérios, sendo que dois deles estão situados na zona rural e um na sede, que é o Cemitério Municipal de Lajedo do Tabocal, no qual estão sepultadas algumas personalidades políticas locais.
Floricultura em Lajedo do Tabocal
As coroas de flores são uma forma tradicional e milenar, trazida desde as primeiras civilizações gregas até os dias de hoje para ornamentar velórios e homenagear um ente falecido, pois carrega o simbolismo do triunfo da vida sobre a morte.
O Coroas Para Velório realiza entregas de coroas em Lajedo do Tabocal e em todo estado da Bahia em até uma hora e meia, podendo ser solicitadas 24 horas por dia.