Maiquinique
O surgimento do município de Maiquinique iniciou-se a partir de 1934, mas só foi oficialmente fundada em 20 de Janeiro de 1935.
O local que hoje dá lugar a cidade, em seus primórdios era apenas uma velha estrada por onde passavam os boiadeiros. Permínio de Melo e sua família moravam na beira dessa estrada, na qual havia uma venda, uma casa e um barracão que servia de hospedagem para esses boiadeiros.
O povoamento começou quando Francisco Martins reuniu alguns homens num mutirão e criaram uma abertura com roçagem, além de erguer as primeiras casas com paredes e enchimentos de palha.
Um ano depois, em 1936, fizeram uma escritura no município de Macarani e registraram Maiquinique como um povoado pertencente a este município.
Sua emancipação ocorreu em 16 de Julho de 1962 e hoje sua principal atividade econômica é proveniente da agricultura de subsistência e pecuária, contando com 9.976 habitantes, segundo dados do IBGE.
Velório em Maiquinique
Os velórios e sepultamentos em Maiquinique são realizados no Cemitério Municipal o qual passou por reformas recentemente como melhoras na iluminação, para reforçar a segurança dos visitantes.
Floricultura em Maiquinique
Cada tipo de flor possui um significado e numa coroa de flores com diversas espécies, pode reunir uma representação do que significou o ente que partiu, para seus amigos e familiares. O Coroas Para Velório realiza entregas de coroas de flores em Maiquinique e todo o estado da Bahia em até uma hora e meia, visando facilitar esse momento e tornar a última homenagem ainda mais especial.