Pelotas
A história do Município de Pelotas começa em junho de
1758, através da doação que Gomes de Andrade, Conde de Bobadela, fez ao Coronel
Thomáz Luiz Osório, das terras que ficavam às margens da Lagoa dos Patos.
A Freguesia de São Francisco de Paula, fundada em 7 de julho de 1812 por iniciativa do padre Pedro Pereira de Mesquita, foi elevada à categoria de Vila em 7 de abril de 1832. Após três anos, em 1835, a Vila é elevada à condição de Cidade, com nome de Pelotas. O nome do Município teve origem nas embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas.
Velório na Cidade de Pelotas
O Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, por exemplo, é um símbolo de tradição e referência para as famílias pelotenses. Ele é um local de preservação da história das famílias da região. Onde se destaca o padrão internacional de construção vertical. O Cemitério São Lucas, por exemplo, guarda a memória de dezenas de anos do município. Seu espaço serve de descanso para milhares de pessoas que fizeram a história da Cidade de Pelotas nas últimas décadas, bem como do começo do processo de formação da região.
Velório na Cidade de Pelotas
É muito comum que os habitantes da Cidade de Pelotas homenageiem seus parentes que faleceram através de coroas de flores. Pelo fato do ambiente ficar mais tranquilo por meio das flores, causa de suas cores e seu perfume, elas decoram com muita elegância os túmulos dos Cemitérios da Cidade. Por isso, a contribuição do site Coroas para Velório tem sido fundamental para que as condolências possam ser feitas com respeito e muita paz.