Pinhais
A Cidade de Pinhais fica do lado de Curitiba. Suas terras,
antigamente, eram ocupadas por grupos indígenas. Na metade do século XVII
ocorreram os primeiros contatos entre brancos e índios. O que levou os
estrangeiros a ocuparem essas regiões foi a procura por ouro e metais
preciosos.
Foi por meio da inauguração da Ferrovia Paranaguá Curitiba,
em 1885, que se iniciou a história de Pinhais. Além disso, a indústria cerâmica
também ocupou um grau de importância no que viria a se tornar a atual Cidade de Pinhais.
Por meio desses fatores, a futura metrópole começou a se caracterizar como
unidade produtiva mais dinâmica do Paraná.
O dinamismo regional se intensificou com o adensamento da população nos anos 60, principalmente. Dessa forma, houve a migração de pessoas que viviam no campo, para as regiões urbanizadas. Nesse momento começaram a se esboçar significativas mudanças nas relações cotidianas dos habitantes de Pinhais.
Velório na Cidade de Pinhais
O Cemitério e Crematório Público de Pinhais realizou seus serviços para mais de 127 milhões de famílias. Isso em menos de dois anos de existência. Ele é um crematório e cemitério administrado pela prefeitura da Cidade de Pinhais. Em seus espaços foram adotados o sistema de sepultamento vertical, possibilitando atividades ecológicas e a contenção dos gases produzidos pelo carvão é realizada por meio de sistema de canalização dos gases.
Floricultura na Cidade de Pinhais
A variedade de cores, junto com as múltiplas experiências produzidas pelos seus aromas, faz com que as flores se tornem objetos simbólicos em velórios e sepultamentos. Isso acontece porque elas se tornam mecanismos para despertar o imaginário das pessoas que estão presentes em um momento tão triste. O Coroas para Velório entrega coroas de flores totalmente naturais em qualquer cemitério do Brasil.