Tapiramutá
Inicialmente habitada por índios Paiaiás, as terras que hoje dão lugar ao município de Tapiramutá passou a ser residência dos cacaçadores de antas (tapiras no dialeto indígena e daí surge o nome Tapiramutá), que as abatiam e exportavam a carne para Vila Ventura, local de grande movimento de garimpeiros devido a extração de diamantes e outros minerais.
O município que primeiramente recebeu o topônimo Palha, passou a se chamar Espera D'Anta, oficializando sua elevação à distrito do município de Mundo Novo, por força do Decreto Estadual de 1935.
A mudança do nome de Espera D'anta para Tapiramutá deu-se em decorrência da preferência pelo nome na língua indígena que significa a mesma coisa: D'anta = da anta. Em tupi: Espera = Mutá e Tapira = anta.
Tapiramutá emancipou-se de Mundo Novo em 27 de Julho de 1962.
Velório em Abaíra
Uma das principais necrópolis no local é o Cemitério de Delfino, localizado na Av. Clériston Andrade no Centro. Os moradores da cidade também podem contar com serviços de sepultamento no Cemitério Muncipal de Tapiramutá.
Velório em Abaíra
O site Coroas Para Velório realiza entregas de coroas nos cemitério, velórios e funerárias de Tapiramutá e em todo o estado da Bahia em até uma hora e meia, podendo ser solicitadas 24 horas por dia.