Uauá
O povoado de Uauá surgiu com a organização da Fazenda Uauá às margens do rio Vassa Barris, por Francisco Ribeiro no século XVIII.
Em 1896 o povoado servia de acampamento para uma Companhia de Infantaria do Exército que seguia à Canudos. Após os danos causados por esta guerra, em 1905 passou a ser distrito de Município de Monte Santo.
Uauá que passou a ser município, já foi até extinto, mas voltou a essa categoria definitivamente em 19 de Setembro de 1933.
Atualmente o município é conhecido pelas suas populares festas como a de São João que tem duração de 10 dias e também pela exposição anual de caprinos e ovinos que ocorre todo mês de agosto, reunindo pessoas do mundo inteiro na festa que dura 5 dias, com leilões, danças e cantigas. Por esse evento Uauá é conhecida como a Cidade Internacional do Bode.
Quanto ao topônimo, significa pirilampo ou vagalume em tupi-guarani.
Velório em Uauá
Os velórios em Uauá são realizados tradicionalmente em casa, seguidos pelo sepultamento no Cemitério Recanto da Saudade, mantido pela Prefeitura Municipal.
Floricultura em Uauá
Ornamentar velórios com coroas de flores são uma tradição milenar trazida desde as primeiras civilizaçoes gregas pois carrega o significado do triufo da vida sobre a morte.
O Coroas Para Velório realiza entregas de coroas em Uauá e todo estado da Bahia em até uma hora e meia podendo ser solicitadas 24h por dia.