Umuarama
Localizado no noroeste do Paraná, o município Umuarama, cujo nome significa "lugar alto ensolarado, para encontro de amigos", foi fundado em 10 de junho de 1955. A cidade possui uma área de 1232.799 quilômetros quadrados, onde vivem aproximadamente 107.000 pessoas.
Em 1949, foram descobertos índios na região da Serra dos Dourados, onde atualmente localiza-se Umuarama. A primeira tentativa de contato com os nativos foi realizada pela Universidade do Paraná e a partir disso, não índios se mudaram para a região. Em meados de 1965, grande parte dos índios abandonou a região por não aceitarem a convivência com povos de outra etnia.
A administração da cidade ficou por conta de Rubens Mesquita e o Plano Diretor pelo engenheiro Wladimir Babkov. A partir daí começaram a ser vendidos os lotes na área urbana e na área rural, o que causou o povoamento imediato da cidade.
Apesar de a cidade possuir diversas atrações, o turismo não é explorado. Em áreas como educação, saúde e cultura, é uma das cidades mais desenvolvidas do Paraná.
Velório na Cidade de Umuarama
A Cidade de Umuarama não possui cemitérios. Os sepultamentos são realizados em cidades vizinhas, como Cruzeiro do Oeste, Maria Helena, Mariluz, Perobal, Xambrê, Alto Paraíso, Cafezal do Sul, Ivaté, Douradina e Icaraíma. Porém, a cidade possui uma funerária, onde os corpos são preparados para o sepultamento e velados.
Floricultura na Cidade de Umuarama
As flores utilizadas em coroas de flores possuem vários significados diferentes. O crisântemo, por exemplo, é a flor que representa vida completa, por isso é a mais encontrada em cemitérios. O Coroas Para Velório realiza entregas de coroas de flores para a Cidade de Umuarama, entre outras diversas localidades do Brasil.