Catende – PE
Partes das terras, que hoje é conhecida como Catende, foram doadas pelo Imperador Dom Pedro II para o Senador Álvaro Barbalho. Com isso as terras começaram a serem vendidas aos poucos, dando origem aos primeiros sítios e engenhos de cana-de-açúcar. O povoamento da região deu início no dia 21 de outubro de 1863. Após onze anos, ocorre a primeira feira na região, o que atraiu novos moradores e visitantes. Logo após isso foi construída a ferrovia estrada de ferro.
O distrito foi criado através da lei municipal de número 02 em 28 de novembro de 1892, ficou pertencendo ao distrito de Palmares até primeiro de julho de 1909 quando foi elevada a categoria de vila, através da lei municipal. Teve como seu primeiro prefeito João da Costa Azevedo.
O município foi criado e desmembrado de Palmares em 11 de setembro de 1928, foi acrescentado com um pedaço de terra que pertencia ao município de Bonito.
Cemitério na Cidade de Catende
A cidade de Catende conta apenas com o Cemitério Sagrada Família, pensado e construído para atender toda a população do município. Com isso ajudaram as famílias residentes a conseguirem se despedir de seus entes queridos, sem precisar viajar até uma cidade próxima.
Floricultura na Cidade de Catende
Quando alguém perde um ente querido, sabe-se que não é fácil para enfrentar esse momento. Entretanto para eternizarem os momentos com aquela pessoa e darem um ultimo adeus, os familiares e amigos realizam uma cerimônia de despedida com coroas de flores e muitos arranjos de diversas flores. O coroas para velório faz entrega de coroas de flores no cemitério da cidade de Catende.