Porto Real
O nome da cidade dá-se pelo fato de que, durante o século XVIII, a Família Real costumava passar seus verões no local quando chegavam de Petrópolis. Todos iam de trem até Floriano, antigo povoado que hoje é distrito de Barra Mansa e, então, subiam de barco o Rio Paraíba do Sul até a mansão e desembarcavam em um porto às margens do rio, logo, surgia o nome da Cidade de Porto Real. Porém, a primeira colonização do local data-se do século XIX, mais precisamente em 1875, quando D. Pedro II convidou os primeiros italianos para viverem no local, deixando-o conhecido como a primeira colônia italiana no Brasil.
Hoje, quase 140 anos depois, a população estima-se em quase 17 mil habitantes, ocupando uma área de 50,781 km².
Cemitérios na Cidade de Porto Real
Há apenas o Cemitério Municipal na Cidade de Porto Real. Existem histórias sobre coisas que aconteceram no local, como a contada por Altair Marassi, um senhor descendente de italianos e antigo morador do município que foi administrador da necrópole. De acordo com ele, dois bebês gêmeos faleceram e, por serem filhos de escravos, não puderam ser enterrados lá, então, seus corpos tiveram de ser levados para onde hoje fica a 'Santa Cruz'.
Floriculturas na Cidade de Porto Real
O cemitério da Cidade de Porto Real é adornado com coroas de flores, uma vez que elas, em muitas crenças e religiões, simbolizam a vitória da vida sobre a morte. Desta maneira elas são muito requisitadas em velórios e especialmente na hora do sepultamento, considerado o momento mais entristecedor de toda uma cadeia de sofrimentos. O site Coroas para Velório auxilia aqueles que não conseguem explicar em palavras o que somente com as flores seria possível.