Santa Cruz – PE
Em 1929 a viagem de dois frades capuchinho, pelo sertão, teve que ser interrompida por conta de uma febre que atingiu um deles. Precisaram ficar nesse local por cerca de um mês até a melhora do viajante. Após irem embora deixaram uma cruz no local onde se hospedaram.
Essa Cruz foi encontrada pelos vaqueiros do fazendeiro José Correia, que continha muitas terras e escravos que habitava a região. O fazendeiro ordenou que trouxessem a cruz, colocando-a na capela da região. Com isso aquela cruz passou a ser um objeto de veneração da população regional. Logo, começou a surgir uma população e volta da capela. Aos poucos surgiu à festa da Venerada Santa Cruz, que ocorre de 1 a 3 de maio e conta com vários rituais religiosos e barraquinhas de comida.
O distrito de Santa Cruz foi criado em 23 de janeiro de 1915 e ficou subordinado ao município de Ouicuri. Em 10 de janeiro de 1991, através da lei estadual 10623 a região foi elevado a categoria de município antônimo e foi instalado em 1993.
Cemitério na Cidade de Santa Cruz
A cidade conta com três Cemitérios: o Cemitério São Miguel, Cemitério Padre Manoel Gadelha e Cemitério Alta Pinheiro Bezerra. Esses campos santos foram construídos para atender toda a população da região de Santa Cruz, ajudando assim a população a se despedir de seus entes queridos sem precisar viajar até uma cidade vizinha.