Serra Talhada – PE
A cidade se originou em meados do século XVIII, com a chegada do capitão da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que instalou sua fazenda de gado nas margens do Rio Pajeú e na beirada da Serra Talhada.
Agostinho Nunes junto com seus filhos e outros portugueses migraram no Brasil com a intenção de instalar um engenho de cana-de-açúcar, porém só depois que desembarcaram que descobriram que não existia capital suficiente para o investimento. Por conta disso, começaram as seguir outros imigrantes e adentraram o sertão para a exploração de gado.
Os currais que Agostinho deixava pelo caminho, que o levou até o Ceará, Paraíba e Bahia, se tornaram pontos de encontros de vaqueiros e peões que transportavam gados para esses estados, com isso começou a se formar um grupo de feirantes negociando vários bens.
Por volta dos anos 1789 e 1790, foi erguida uma capela para a fazenda, que foi denominada como Nossa Senhora da Penha. Nesse mesmo ano nascia à feira de Serra Talhada, hoje com aproximadamente 220 anos, sendo realizada em uma segunda-feira, dia que ocorreu a primeira feira mercantilista da cidade.
Após o surgimento do comércio, o povoado começou a crescer sendo, a fazenda, elevada a vila quando se emancipou de flores e foi denominada como Vila Bella. Pela Lei Provincial nº 280 em 6 de maio de 1851 a Vila Bella foi elevada a categoria de município
Cemitério na Cidade de Serra Talhada
A cidade de Serra Talhada conta com apenas um cemitério para atender toda a população do município, conhecido como Cemitério Municipal de Serra Talhada.
Floricultura na Cidade de Serra Talhada
As flores foram pensadas para representar as lembranças de momentos de alguém. Quando se perde um ente querido, os familiares e amigos encontram nas coroas de flores essas lembranças e decidem homenagear o falecido enviado uma coroa para velório com uma mensagem para eternizar os momentos vividos com aquela pessoa.