Livros para lidar com o luto: sugestões de leituras reconfortantes e inspiradoras

Tempo de leitura: 8 minutos

A perda de um ente querido é sempre um momento muito difícil. Contudo, uma forma de superar essa situação é lendo livros para lidar com o luto.

Muitos médicos, psicólogos, filósofos e autores renomados escreveram obras profundas sobre o momento de perda de alguém querido. Além de serem uma fonte de informação, os livros para lidar com o luto podem ajudar você a entender melhor esse processo e a encontrar caminhos para superar essa dor e para aprender a viver sem o indivíduo que faleceu.

Por isso, nós separamos uma lista de obras que abordam esse assunto, para que você possa aprender a lidar com essa fase de uma maneira menos traumática.

Veja também: Tanatofobia: saiba o que é a fobia pela morte

Qual é a importância da leitura no processo de luto?

A perda de alguém que era próximo a nós é sempre um momento difícil e turbulento. Contudo, é importante saber que o processo de luto é algo que faz, ou vai fazer, parte da vida da grande maioria das pessoas. Por isso, é preciso aprender a viver com a ausência de um ente querido.

Mesmo sendo um momento difícil, é importante vivenciar o luto. Uma maneira de fazer isso é prestando homenagens àquele que se foi, participando do velório do finado, fazendo discursos ou enviando uma coroa de flores para o funeral da pessoa. 

Para passar pelo período de luto de uma forma mais saudável, pode ser interessante ler livros para lidar com o luto. Isso porque a compreensão desse processo pode ajudar a pessoa a vivenciar o luto de uma maneira mais saudável.

Além disso, ao ler sobre as experiências de luto de outras pessoas, você vai perceber que outros indivíduos já passaram e já superaram o momento que você está vivenciando. Portanto, ao ler livros sobre esse tema, o enlutado vai entender que não está sozinho e que o que ele está sentindo é normal. 

Autores renomados que escreveram sobre luto

Muitos escritores famosos já escreveram sobre luto. Alguns deles compartilharam nos livros a sua própria experiência de perder uma pessoa próxima. Já outros autores eram filósofos ou atuavam na área da saúde e produziram obras sobre esse processo baseadas nos seus estudos acerca do tema.

Entre os escritores famosos que já escreveram sobre luto podemos citar Sigmund Freud, também conhecido como o pai da psicanálise, C. S. Lewis, Joan Didion e Ziraldo.

9 livros sobre luto 

Existem diversos livros sobre o luto, sendo que cada obra aborda um aspecto desse processo. Além disso, algumas dessas obras possuem uma abordagem mais técnica sobre esse tema, já outras trazem relatos pessoais de pessoas que perderam um ente querido.

Sendo assim, separamos 9 livros sobre esse tema, para que você possa escolher a obra que faz mais sentido para o momento que você está vivendo.

1. A morte é um dia que vale a pena viver – Ana Claudia Quintana Arantes

A autora deste livro é uma médica especializada em cuidados paliativos. Nele, Ana Claudia convida o leitor a ressignificar a morte e o processo de luto.

Segundo a autora, o que deveria nos assustar é a perspectiva de não aproveitar as nossas vidas da maneira que gostaríamos, e não a morte em si.

Ana Claudia defende que, em vez de sentirmos medo e angústia em relação à morte, devemos encará-la como o término natural de uma caminhada.

2. Amor e superação: como enfrentar perdas e viver lutos – Luiz Alberto Py

Luiz Carlos Py é um psicanalista que tenta, de maneira delicada e reflexiva, responder a pergunta que dá nome ao livro. 

Nesta obra, o autor mostra para os leitores enlutados novas perspectivas para enxergar o ciclo natural da vida e fortalecer seu equilíbrio emocional.

3. Uma morte em família  – James Rufus Agee

Este livro conta a história de uma família americana que precisa enfrentar a morte prematura de um ente querido. 

Durante a narrativa, o leitor acompanha o cotidiano de uma família enlutada que precisa reunir forças para passar por esse momento difícil. 

4. Conversando sobre o luto – Edirrah Gorett Bucar Soares e Maria Aparecida de Assis Gaudereto Mautoni

Este livro reúne depoimentos e orientações que levam o leitor a refletir sobre os sentimentos de dor e angústia relacionados à morte, visando demonstrar que essas aflições são compartilhadas por toda a humanidade.

5. O ano do pensamento mágico – Joan Didion

Neste livro, a escritora americana Joan Didion retrata a sua experiência pessoal com o luto. Em 2004, a autora perdeu o marido de maneira repentina, ele teve um ataque cardíaco fulminante enquanto jantava com a esposa. 

Em O ano do pensamento mágico, Didion retrata como a sua vida se transformou após perder o marido e como ela conseguiu suportar e superar essa perda. 

6. A anatomia de um luto – C. S. Lewis

O livro A anatomia de um luto foi escrito após C. S. Lewis perder a sua esposa. Esta obra aborda diferentes fases do luto e traz reflexões sobre a vida e a morte, além de abordar como fica a fé em um momento de perda. 

7. Luto e melancolia – Sigmund Freud 

Luto e Melancolia é um livro para aqueles que querem ter um entendimento mais profundo e profissional sobre esse tema. Neste livro, Freud aborda as fases do luto e como as pessoas enlutadas costumam responder a cada uma das etapas do processo de perda de um ente querido. 

8. Menina nina: duas razões para não chorar – Ziraldo

Este livro pode ser uma boa opção para os pais que precisam falar sobre luto para os seus filhos. Em Menina Nina, Ziraldo conta a história de uma garota que acabou de perder a avó. Durante a narrativa, o autor aborda questões relacionadas à morte e à dor, mas também fala sobre esperança. 

9. Notas sobre o luto – Chimamanda Ngozi Adichie

Neste livro, a escritora nigeriana relata a perda do seu pai, durante a pandemia de Covid-19, e mostra toda a dor que essa morte causou.

Em Notas sobre o luto, Chimamanda aborda questões familiares e culturais relacionadas ao processo de luto, e também fala sobre sentimentos negativos, como raiva e tristeza, que são indissociáveis do luto.  

10. A cabana – William P. Young

A história envolve um homem que enfrenta uma tragédia devastadora e, em meio à sua jornada de dor e questionamento, ele encontra um refúgio em uma cabana misteriosa.

O livro explora temas de perdão, reconciliação e espiritualidade, oferecendo aos leitores uma visão emocionalmente poderosa sobre como enfrentar a perda e encontrar o caminho em direção à cura e ao entendimento.

É uma leitura tocante que pode proporcionar consolo e perspectiva para aqueles que enfrentam o desafio do luto.

Veja também: O que fazer com os pertences de um falecido? Saiba como lidar com essa difícil tarefa

O poder da literatura como uma forma de expressão e de reflexão sobre o luto

A literatura pode fazer com que você compreenda melhor o processo de luto e consiga superar essa fase de uma forma mais saudável.

Ao ler relatos de pessoas que também perderam entes queridos, você vai perceber que não está sozinho. Além disso, você também pode se inspirar nos relatos desses indivíduos para conseguir superar o processo de perda. Sendo assim, vale a pena conferir alguns livros para lidar com o luto.

Caso você conheça alguém que está passando por um período de luto, uma maneira tocante de expressar seu apoio é presenteando a pessoa com um livro.

Acompanhado desse gesto, o envio de uma coroa ou arranjo de flores adiciona um toque de ternura, simbolizando o cuidado e a solidariedade em tempos de perda.

Essa combinação de literatura acolhedora e flores representa não apenas um presente, mas também um abraço emocional, mostrando ao enlutado que você está lá para apoiá-lo durante esse momento difícil.

Apesar de o luto ser um momento difícil, é muito importante saber exatamente quais são as providências que devem ser tomadas quando alguém morre, já que a família precisa lidar com vários trâmites burocráticos nessa ocasião. Por isso, vale a pena conferir o nosso guia de falecimento.