6 Livros Para Ajudar a Lidar Com o Luto

Tempo de leitura: 2 minutos

Todos estão, invariavelmente, fadados à morte. Apesar de ser uma das poucas certezas do universo, falar sobre o assunto ainda é um tabu para a maioria das pessoas. 

Há ainda casos mais extremos em que se teme a morte tão profundamente ao ponto de se desenvolver fobias de cemitérios, e até mesmo de símbolos de afeto e respeito como as coroas para velório, ou qualquer outro ligado ao universo fúnebre. 

Abordar a morte nunca será uma tarefa fácil ou agradável, mas é sempre necessária, principalmente quando a perda de um ente querido nos submete a um profundo estado de luto. 

No entanto, autores literários, profissionais da psicologia e da saúde se debruçaram sobre o tema para ajudar as pessoas a atravessar esse momento tão difícil, para o qual nem sempre estamos preparados. Confira alguns títulos que abordam o luto e que podem ser muito benéficos para quem precisa de conforto nessa hora tão delicada e introspectiva.

A Cabana – Willian P. Young

Sucesso mundial, o livro conta a consternação e dor profunda de um pai que perde sua filha de apenas seis anos de idade. No entanto, recebe o chamado para a cabana, onde pode transformar sua angústia em perdão. 

PS: Eu Te Amo – Cecelia Ahren


Best seller adaptado também para o cinema, conta a história tocante de uma jovem viúva que perde seu grande amor. Apesar de sua profunda dor e sensação de solidão, ela encontra no próprio amor ao marido falecido as forças para seguir em frente e encontrar novas formas de felicidade.

Uma Morte em Família – James Rufus Agee 

Livro premiado pelo Pulitzer, retrata o falecimento prematuro de um jovem de 36 anos. O enredo mostra como as tragédias repentinas impactam profundamente a vida dos familiares e como a união e força são indispensáveis para a superação.

Conversando Sobre o Luto  Edirrah Gorett Bucar Soares, Maria Aparecida de Assis Gaudereto Mautoni

A obra reúne depoimentos e orientações que nos levam a refletir sobre o sentimentos de de dor e angústia da perda, de modo a aceitarmos que esse sofrimento é comum para todos os seres humanos.

Amor e Superação. Como Enfrentar Perdas e Viver Lutos – Luiz Alberto Py

O autor é um psicanalista que tenta, de maneira delicada e reflexiva, responder a pergunta que dá nome ao livro. A obra busca dar aos leitores enlutados novas perspectivas para enxergar o ciclo natural da vida e fortalecer seu equilíbrio emocional.

O Começo do Adeus – Anne Tyler

Esta obra é muito tocante e envolvente, pois ensina como recomeçar quando perdermos o que nos é mais importante. O personagem principal encontra um meio muito bonito de se despedir de sua amada esposa: através de livros que o ajudam a aceitar a perda e seguir em frente pouco a pouco.