As 13 mortes mais tristes do cinema: momentos que nos marcaram

Tempo de leitura: 8 minutos

As mortes mais tristes do cinema impactam profundamente os espectadores, evocando emoções intensas e reflexões sobre a vida e a perda. Esses momentos são memoráveis por seu poder de conexão e empatia, destacando a fragilidade e a beleza da existência humana.

Poucas coisas fora do campo da realidade comove tanto os homens quanto a arte. Seja em qualquer forma de expressão, o que uma obra de arte pode exprimir é capaz de emocionar até mesmo o mais durão dos seres, e uma das manifestações mais populares da nossa sociedade é o cinema.

Se você não dispensa um bom drama, confira abaixo as mortes mais dramáticas e emocionantes do cinema e lembre-se: vale a pena chorar de novo!

As 13 mortes mais tristes do cinema

Reunimos uma lista de filmes clássicos que, além de entreter, vão te emocionar. Vale a pena conhecer ou reassistir.

1. O rei leão (1994)

O filme apresenta uma das mortes mais icônicas do cinema e uma trama muito bem construída, repleta de intrigas familiares, amizades e superação. Tanto adultos quanto crianças se encantam com essa história.

Conta a história de Simba, um jovem leão que precisa aprender a sobreviver longe de sua terra natal. Durante sua jornada, ele conhece Timão e Pumba, que o ajudam nessa trajetória. Você vai rir, se emocionar e querer cantar “Hakuna Matata”!

2. Entrevista com o vampiro (1994)

Este filme também possui uma das cenas mais emocionantes do cinema. Baseado nas obras de Anne Rice, o clássico consegue captar toda a angústia e solidão de seres que são “imortais”.

Além de um enredo impecável, o filme conta com grandes nomes do cinema, como Tom Cruise, Brad Pitt e Kirsten Dunst. A trama acompanha a história de Louis, Lestat e sua filha Claudia, enquanto lutam com seus conflitos pessoais, dilemas morais e instintos predatórios.

3. Titanic (1997)

Outro filme com personagens que marcaram história é Titanic. A história é baseada no naufrágio real que ocorreu em abril de 1912, tragédia que ceifou a vida de muitos passageiros a bordo. Nele acompanhamos um romance inesquecível enquanto a história se desenrola.

Rose é uma jovem rica, mas infeliz, presa em um noivado arranjado. A bordo do Titanic, ela conhece Jack, um jovem aventureiro que lhe apresenta um mundo novo e emocionante. Assista à luta pela sobrevivência desse casal enquanto o destino do navio é selado.

Leia também: Filmes sobre luto: 20 opções para refletir

4. Cidade dos anjos (1998)

Se você é brasileiro ou cresceu em um país cristão, é provável que já tenha ouvido falar sobre anjos da guarda. Eles seriam responsáveis por nos acompanhar e proteger durante nossos afazeres diários.

Este filme conta a história de um anjo que, ao observar uma mortal que ele protegia, fica tão fascinado que acaba se apaixonando por ela. Trata-se de uma emocionante história de um amor impossível e capaz de arrancar lágrimas dos apaixonados.

5. Armageddon (1998)

Entre as histórias trágicas no cinema, esta também se destaca. Já imaginou o que aconteceria se houvesse a confirmação de um meteoro enorme vindo em direção à Terra? Qual seria a melhor alternativa: intervir ou aceitar o destino?

Este filme retrata exatamente essa situação. Na história, uma equipe corajosa aceita a missão de viajar ao espaço para realizar um procedimento arriscado que pode salvar toda a humanidade de um colapso. Vale a pena assistir!

6. A vida é bela (1998)

É normal que os pais queiram proteger os pequenos de realidades que eles não conseguem suportar. O filme trata disso. Na história, pai e filho acabam presos em um campo de concentração, e o pai faz de tudo para manter a inocência de seu filho criança.

Este clássico tem uma das mortes mais tristes do cinema. Além disso, este belo filme nos faz refletir sobre quanto o amor mantém nossa dignidade, mesmo em situações extremas e desumanas. 

7. Um amor para recordar (2002)

o romance conta a história de uma jovem religiosa que se envolve com um rapaz rebelde. Ela se dedica a mostrar para ele as maravilhas da fé e tenta convencê-lo de que ele pode ser alguém melhor. A história é linda e retrata uma das perdas dolorosas em filmes. 

Este é um filme doce e melancólico, que nos remete a uma paixão inocente da adolescência. Se você gosta de histórias romance assim, vai amar “Um amor para recordar”. Só não se esqueça dos lenços!

8. Efeito borboleta (2004)

E se você pudesse voltar a algum momento do passado? O que mudaria? O filme mostra exatamente isso. Um jovem descobre que tem a capacidade de voltar no tempo e corrigir erros. No entanto, ele logo percebe que algumas consequências não são facilmente reversíveis.

Este é um filme que nos faz refletir sobre nossas escolhas e como seria se pudéssemos mudar o passado. Mas será que realmente valeria a pena alterar partes da nossa história e mudar quem nos tornamos?

9. Antes que termine o dia (2004)

Quer se envolver com uma história que vai te emocionar? Assista a este filme! Entre os que nos fazem chorar, este é um clássico. A trama segue um homem que não valorizava sua esposa até que uma tragédia acontece. Ele retrata sua luta para superar os desafios e salvar a vida dela.

Este talvez seja o filme mais emocionante da lista, e você não vai se arrepender de assistir. Ele ensina a valorizar as pessoas próximas e nos lembra que elas nem sempre estarão em nossas vidas.

10. Sempre ao seu lado (2009)

Um dos momentos mais tocantes de luto no cinema ocorre neste filme. Você vai se emocionar, especialmente se você tem um pet e conhece a lealdade que esses queridos seres têm conosco. 

É uma história de amizade que nem mesmo a morte consegue derrotar. Então chame seu cãozinho, separe um lanche e assista ao filme que vai te fazer ser grato por ter um amigo realmente leal. 

Você pode se interessar: Cremação de Animais de Estimação: como lidar com o luto e a despedida?

11. Uma prova de amor (2009)

Este é outro clássico que retrata despedidas tristes no cinema. A história gira em torno de uma jovem com câncer que necessita da doação de medula óssea de sua irmã, a qual se recusa a colaborar. Assista e descubra o motivo por trás dessa decisão.

O filme nos faz refletir sobre até onde devemos lutar pela nossa vida e a de quem amamos. É uma história dolorosa, mas necessária para amadurecermos como seres humanos.

12. A culpa é das estrelas (2014)

Trata-se da história de dois jovens com câncer que se apaixonam. A história é linda, com ele sempre muito otimista, fazendo o possível para arrancar um sorriso dela, que precisa de um tubo de oxigênio. Sem dúvidas, um dos falecimentos mais impactantes no cinema.

É normal assistir com a vontade de interferir na história e curar esses jovens para que eles tenham um final feliz, mas nem sempre a vida é justa. O filme retrata uma das mortes mais tristes do cinema.

13. E o vento levou (1939)

Para quem gosta de filmes clássicos, esta é uma história que vale a pena acompanhar. Prepare-se para algumas das cenas de despedida mais emocionantes do cinema. Ele mostra o amadurecimento de Scarlett O’Hara em meio à Guerra de Secessão.

No início, ela é uma jovem preocupada com vestidos e namorados. No entanto, com o cenário cada vez mais caótico, marcado por fome, miséria e desespero, ela se vê responsável por uma casa cheia de pessoas para manter. 

Assistir a esse tipo de história vai além do entretenimento. Eles nos ensinam a importância de valorizar a nossa vida e as pessoas que amamos. Aproveite a presença delas e convide-as para ver um filme com você.

Mas se você perdeu alguém que gostaria que estivesse com você, as mortes mais tristes do cinema podem oferecer uma perspectiva diferente sobre a morte e seu significado. Se você está passando por um período de luto, confira também algumas sugestões de livros para lidar com o processo de perda.