Qual é o significado da coroa de flores?

Tempo de leitura: 5 minutos

Coroa de flores amarela e branca em formato de coração
Significado da coroa de flores

O que significa coroa de flores no velório?

Em algumas religiões cristãs a coroa de flores significa o próprio Deus presente. Mas também, simboliza a vitória do espírito eterno sobre a morte através da vida eterna. É uma forma clássica de homenagear entes queridos que faleceram.

Presentes nas mais diversas culturas e religiões, os arranjos de flores para velório em forma de coroa têm origem muito antiga e é bastante utilizados em homenagens fúnebres, além de simbolizar a beleza com cores, aromas naturais e outras emoções.

O significado da coroa de flores simboliza a vitória do espírito eterno sobre a morte através da vida eterna. É uma forma clássica e delicada de homenagear amigos e parentes que faleceram. Presentes nas mais diversas culturas e religiões, os arranjos de flores para velório em forma de coroa têm origem bastante antiga.

As flores para velório mais usadas são:

  • Antúrios: O Antúrio significa imponência, masculinidade, autoridade e luxo, além de representar confiança, iluminação, fortuna e desapego.

     

  • Copos de Leite: Representam a inocência e a pureza, principalmente na forma feminina. É uma flor que possui muita sazonalidade e pode faltar em algumas regiões do Brasil em algumas épocas do ano.

     

  • Crisântemo: Os Crisântemos, que em grego significa flor dourada, representa felicidade, vida completa, verdade, sinceridade, perfeição e simplicidade, trazendo leveza quando usada em homenagens fúnebres.

     

  • Gérberas: Representam a sensibilidade e a essência do amor, muitas vezes relacionados com a pureza infantil. É uma flor nobre e suas colorações transmitem beleza e charme.

     

  • Girassol: Representam muito respeito e dignidade. Algumas pessoas gostam de utilizar como homenagem para pessoas de mais idade, representando a lealdade e longevidade.

     

  • Lírio: Os lírios simbolizam a majestade, nobreza e pureza. A qualidade desta flor é o aroma forte e adocicado.

     

  • Lisiantos: Representam sofisticação e elegância. Sua coloração mais conhecida é a branca, mas também existem nas cores azul e rosa.

     

  • Margaridas: Representam simplicidade e criatividade. Muitas pessoas associam a pureza e juventude. É uma flor muito utilizada para homenagens.

     

  • Orquídeas: É a mais nobre das flores, que representa beleza, perfeição e sabedoria. Transmitem muita força e elegância nos momentos mais delicados.

     

  • Palma de Santa Rita: Pode ser utilizada para simbolizar recordações. Sua forma pontiaguda é muito característica e facilmente reconhecida pelas pessoas.

     

  • Rosas Brancas: Representam paz e harmonia. É uma flor muito utilizada para homenagens, pois simboliza um momento de reflexão e compaixão.

     

  • Rosas Vermelhas: A rosa vermelha significa amor e paixão. São representadas pelas deusas grega e romana Afrodite e Vênus. A rosa vermelha é uma das flores mais utilizadas em homenagens, pois é carregada de sentimentos.

De onde vem o costume das coroas de flores?

Existem diversas versões sobre a origem do uso das coroas de flores, remetendo à Grécia e Roma Antigas e possivelmente até mesmo a uma época anterior. Falando de Roma e Grécia, relatos históricos afirmam que o uso inicial dos arranjos em forma de coroa era um pouco diferente: as coroas ou guirlandas eram utilizadas para coroar vencedores de grandes guerras e também figuras e personalidades importantes da sociedade. Produzidos com folhas frescas e ervas, as coroas representavam a força e a vida.

Já as coroas como homenagens fúnebres puderam ser encontradas em túmulos do Egito Antigo, indicando que neste período se utilizavam os arranjos de flores para homenagear os mortos. Outra possível explicação para a origem do uso das coroas fúnebres vem de muitos séculos atrás, momento em que os cartões de condolências, que eram enviados para as famílias que perdiam seus entes queridos, passaram a ser substituídos pelos arranjos de flores.

E qual o motivo da preferência pelo formato circular das coroas? A explicação vem lá da Grécia e Roma Antigas, e remete às guirlandas comemorativas citadas aqui neste texto. Além disso, a forma circular indica a infinitude, simbolizando que a memória de quem partiu permanecerá para sempre entre os amigos e familiares.

Seja qual for a versão verdadeira, o fato é que o uso das coroas atravessa os anos e se mantém como uma das formas mais bonitas de marcar a despedida de alguém com afeto e cuidado. As coroas para velório e para enterro podem ter tamanhos variados – das pequenas às extra grandes – e serem produzidas com diferentes tipos de flores.

Entregamos em até 1h coroa de flores para velórios em todo o Brasil: