O que acontece com o corpo após a morte?

Tempo de leitura: 7 minutos

O que acontece com o corpo após a morte? O corpo humano passa por uma série de processos biológicos. As células começam a se deteriorar, resultando na desintegração dos tecidos. Fatores ambientais e o método de disposição do corpo influenciam o curso desses eventos

Após o falecimento de uma pessoa, diversos processos orgânicos passam a ocorrer no organismo desse indivíduo. É importante saber o que acontece com o corpo após a morte, tanto para que você possa se preparar para o funeral de um ente querido quanto para entender como esse processo ocorre. 

O processo de decomposição do corpo começa imediatamente após a morte. Isso porque, quando alguém morre, a oxigenação do organismo é instantaneamente interrompida, fazendo com que o corpo entre em um processo de decomposição. 

Existem vários fatores que podem influenciar a velocidade com a qual esse processo ocorre, como o clima, por exemplo. Contudo, também existem técnicas de preservação de cadáveres que são muito utilizadas pelas funerárias e que permitem que o corpo do falecido apresente boas condições por mais tempo. 

Sendo assim, se você quer entender melhor esse tema, continue a leitura e descubra o que acontece com o corpo após a morte.

O que acontece imediatamente após a morte

Logo após a morte de uma pessoa, ocorre a interrupção da respiração e da circulação de sangue. Durante esse processo, órgãos como coração, cérebro e pulmões param definitivamente. 

Com a interrupção da circulação sanguínea, o sangue vai se deslocando para as extremidades do corpo, criando manchas roxas chamadas de livor mortis (manchas de hipóstase). Por meio da análise dessas manchas, o médico legista consegue saber a hora exata da morte. 

Pouco tempo após o falecimento de um indivíduo, a pele dele fica pálida e sem elasticidade, e o corpo começa a esfriar. Já os lábios ficam mais endurecidos e secos. Outra alteração que é possível observar nesse momento é a opacidade da córnea. 

Após 4 horas do falecimento da pessoa, os músculos começam a se contrair, mecanismo chamado de rigor mortis. O corpo atinge o ápice de rigidez 12 horas após a morte. Portanto, esse enrijecimento começa a se desfazer, geralmente, 36 horas após o falecimento. O pico de rigidez muscular ocorre por conta da parada definitiva das bombas reguladoras do cálcio nas membranas musculares. O cálcio entra nas células e os músculos se enrijecem.

O processo de decomposição: como e quando ocorre

Quem quer descobrir o que acontece com o corpo após a morte precisa saber que, depois do falecimento, as bactérias presentes na flora intestinal e no aparelho respiratório passam a atacar o organismo, invadindo células e tecidos de todas as partes do corpo.

Esse processo, chamado de putrefação, faz com que algumas partes do corpo, como o abdômen, fiquem inchadas e esverdeadas. Além disso, enquanto as bactérias estão atacando as células corporais, elas começam a liberar gases com um forte odor. Esse cheiro ruim pode atrair insetos. 

Por isso, é fundamental preparar o corpo antes do velório. Uma das maneiras de se fazer isso é através da tanatopraxia, uma técnica que consiste em injetar uma mistura de fenol e formol no corpo do falecido.

Durante o processo de decomposição, também ocorre uma atividade chamada autólise, realizada pelas enzimas do organismo que começam a fazer a decomposição das células e dos tecidos do corpo.

Depois do falecimento de uma pessoa, também ocorre um aumento da pressão interna do corpo, o que faz com que fluidos corporais comecem a escapar pelos orifícios do corpo. Após a finalização do processo de decomposição, não sobra nenhum tecido mole no corpo, restando apenas os ossos e as cartilagens.

O que acontece com os cabelos e unhas quando morremos?

Cabelos e unhas continuam crescendo, mas apenas por um tempo. Quando as reservas do organismo se esgotam, o crescimento para. Não há como estipular um tempo exato, pois isso varia conforme diversos fatores, que vão desde os hábitos da pessoa em vida até o tipo de pele. 

Como o ambiente afeta o que acontece com o corpo após a morte

Fatores ambientais podem influenciar o processo de decomposição do corpo. Climas quentes e úmidos podem acelerar os estágios de putrefação. Já temperaturas mais frias e climas secos podem retardar um pouco esse processo. 

Como fica o corpo depois de 1 dia enterrado?

Após 24h, o corpo começa a liberar gases de metano, cadaverina e putrescina, que vão se acumulando e causando um odor insuportável e capaz de contaminar todo o ambiente com o cheiro. Por isso, é importante fazer todos os preparativos para amenizar este estágio de decomposição.

Qual é a interação do corpo com a flora e fauna após a morte

Após o falecimento, as bactérias e outros microorganismos presentes no corpo humano passam a interagir com os microorganismos presentes no solo, o que, além de acelerar o processo de decomposição, ainda pode fazer com que o organismo do finado sirva de adubo para o solo. Por isso, é comum ver plantas e flores nascendo perto de animais em decomposição. 

Como é o processo de embalsamamento e como ele interrompe o processo natural? 

O embalsamamento é uma técnica cujo objetivo é manter o corpo de uma pessoa falecida em boas condições por mais tempo.

Para embalsamar um corpo, é necessário lavar o cadáver e drenar o sangue. Depois, é preciso injetar uma mistura à base de formol, que deixará o corpo em boas condições por mais tempo.

A técnica de embalsamento é bastante antiga, tendo sido utilizada, inclusive, pelos antigos egípcios.   

O que acontece com o corpo durante a cremação

A cremação nada mais é do que a incineração do cadáver. Para que esse procedimento possa ser realizado, o corpo do falecido precisa ficar em uma câmara fria por, pelo menos, 24 horas.

Após esse tempo, o cadáver é transportado para uma câmara crematória, podendo ou não ser colocado em um caixão. Caso o finado esteja portando alguma joia, dispositivo médico ou tenha um membro artificial, esses itens são retirados pelos profissionais do crematório e entregues à família do falecido. 

Depois, o corpo é transferido para a sala do forno e cremado sob uma temperatura que pode atingir até 1.200 °C. O processo de cremação dura, em média, de 2 a 5 horas. Após a finalização da incineração, os restos mortais passam por uma câmara de resfriamento e moagem. 

Para finalizar esse processo, as cinzas do finado são recolhidas, colocadas numa urna e entregues aos familiares daquela pessoa. 

Saber o que acontece com o corpo após a morte é importante para aqueles que desejam entender os processos relacionados à decomposição do organismo após o falecimento de uma pessoa.

Ainda sobre esse assunto, preparamos um conteúdo completo que desmistifica 3 coisas que ocorrem com nosso corpo após a morte