COVID-19: Velórios continuam normais mesmo com Pandemia

Tempo de leitura: 5 minutos

A pandemia do novo coronavírus tem afetado toda a população brasileira e mundial. Diante disso, os velórios e sepultamentos também têm passado por alterações que dependem, basicamente, das decisões municipais.

Muitas dessas medidas estão sendo tomadas baseadas no que foi feito em outros países, como uma maneira de enfrentamento da situação e de redução da probabilidade de transmissão do COVID-19.

Quer entender melhor essa situação? Continue a leitura!

Imagem: EBC 

Alterações em velórios

Diversas prefeituras têm divulgado medidas que alteram as regras para os velórios nas cidades. Em São Paulo, por exemplo, durante a pandemia, somente 10 pessoas podem permanecer nas salas de velório e o período máximo para a despedida é de 1 hora.

Na capital paulista, as pessoas que faleceram devido ao COVID-19 ou os casos suspeitos, terão o caixão lacrado e serão veladas em salas específicas, como forma de evitar o contágio. Durante os sepultamentos, os profissionais e todos os envolvidos deverão usar óculos, luvas, máscaras e roupa apropriadas.

No Distrito Federal também foram declaradas alterações. O tempo de duração dos velórios foi limitado a duas horas, mais os 30 minutos destinados ao cortejo. Na capital do país também há restrições quanto ao número de pessoas, sendo permitido apenas 10 por vez dentro das capelas dos velórios.

Em Belo Horizonte, os velórios devem ser realizados durante o dia e com duração máxima de 1 hora, além da permissão de apenas 10 pessoas por vez nas salas de velório.

Na maioria das cidades, a recomendação é para que, quem comparecer ao velório, as orientações de distanciamento sejam seguidas e as portas e janelas mantenham-se sempre abertas, além de evitarem tocar na pessoa velada. Ao entrar e sair, será preciso realizar a higienização das mãos com álcool em gel.

Sepultamentos em casos confirmados ou suspeitos de COVID-19

Algumas cidades e estados têm incluído recomendações específicas para os casos de falecimento por COVID-19 ou com suspeita, justamente pelo risco de transmissão.

No Ceará, a Justiça proibiu a realização de velórios de eventuais falecidos em decorrência do novo coronavírus, ou com suspeita do mesmo. Assim, logo após o falecimento, o corpo será liberado imediatamente para o enterro ou cremação.

Outra orientação de muitas secretarias de saúde é para que o enterro das vítimas do COVID-19 seja com o caixão lacrado. Assim como também há recomendação para que os corpos não passem por necropsia, para evitar a contaminação das equipes.

A orientação é para que, nesses casos confirmados ou suspeitos, a família pense na possibilidade da cremação, que reduz as chances de contaminação dos demais.

Como prestar a homenagem neste período?

Nesse momento de pandemia, se tornou mais difícil nos despedir daqueles que amamos. Mas o isolamento social não pode impedir as condolências e apoio à aqueles que precisam tanto. 

A internet tem aproximado pessoas em todo o mundo e reduzido os impactos do isolamento social. Nesse momento de dor e de luto, ela também ajuda a prestar nossas homenagens. Além das condolências e mensagens em redes sociais ou aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, que tal comprar uma Coroas de Flores online

É possível comprar a sua coroa pela internet e mandar entregá-la no local onde será realizado o velório em até 30 minutos. Essa é uma maneira de se fazer presente, mesmo nesse momento em que o isolamento é tão importante.

Pelo site, você poderá escolher o tipo de coroa e de flor que deseja e personalizar a sua mensagem, ajudando a amparar os familiares mais próximos e também a prestar uma última homenagem a quem partiu.

Laços para Sempre

A Laços para Sempre é uma empresa dedicada à homenagens, transmitindo sentimentos onde quer que nossos clientes estejam. Nossas coroas funerárias são produzidas com todo o esmero e cuidado necessários nesse momento. Usamos flores naturais e permitimos que você personalize, como preferir, a faixa de homenagem da coroa.

Se estiver com dificuldades sobre o que escrever, contamos com algumas sugestões que podem ajudar a reverenciar a memória de quem se foi.

Nossa entrega é nacional. Atendemos diversos velórios, enterros e cerimônias funerais de forma rápida e em todo o Brasil. A central de atendimento da Laços para Sempre funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e está sempre pronta para lhe ajudar.

Neste conteúdo, você viu que devido a pandemia de COVID-19, muitas cidades estão fazendo restrições em relação ao velório e sepultamento, não apenas dos falecidos vítimas do vírus, mas de todos os falecimentos em geral, como forma de reduzir as aglomerações. Em um momento de dor como esse, é importante prestar suas condolências e homenagem. E uma maneira segura de fazer isso é encomendando a sua coroa de velório pela internet e mandando entregar no local onde o corpo será velado, com total segurança, praticidade e rapidez.

Que tal prestar sua última homenagem agora mesmo? Acesse a Laços para Sempre e monte a sua coroa funerária. Mostre sua solidariedade e preocupação em um momento de dor e tristeza, sem deixar de praticar o isolamento e o distanciamento social necessários nesta época de pandemia.

Entregamos em até 1h coroa de flores para velórios em todo o Brasil: