Conheça o LEM, o Laboratório de Estudos sobre a Morte

Tempo de leitura: 1 minuto

Enquantos muitos profissionais e pesquisadores dedicam seus estudos e carreiras em busca da manutenção e do prolongamento da vida, há também uma importantíssima área de estudos tratando dos efeitos emocionais da morte.

Localizado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), funciona o LEM, o Laboratório de Estudos Sobre a Morte. Em atividade desde 2000, o centro de pesquisas acadêmicas, voltado à formação de psicólogos, também aborda o trato da morte para os profissionais da saúde e educação.

O trabalho do LEM engloba uma série de estudos sobre a morte e o luto na costura dentros dos costumes e aspectos da cultura ocidental. Entre os principais temas estudados no laboratório, há muito trabalho e pesquisa sobre diferentes contextos de morte e sua ocorrência em diferentes fases do desenvolvimento humano.

Para isso, os estudos realizados no LEM tratam cientificamente assuntos como bioética na morte, cuidados paliativos, suicídio e também como abordar pacientes e seus familiares diante de doenças terminais, da morte e do luto. Existe, inclusive, uma produção de DVDs didáticos que compõem o projeto Falando de Morte.

Para além dos artigos científicos,  bibliografia e cursos e eventos especializados para estudantes e profissionais da área, o LEM também promove atendimento à comunidade. 

O laboratório reuniu uma série de filmes e livros para ajudar pessoas em situação de luto e tem projetos para consultoria e assessoria para as instituições que trabalham com pessoas em situação de perda  e de morte, como hospitais, escolas, cemitérios, funerárias e IML.

Contatos: lem@usp.br  | www.lemipusp.com.br