“Mães para Sempre”: conheça a rede digital de apoio para mães enlutadas

Tempo de leitura: 1 minuto

Em 2014, Amanda Tinoco viu sua vida mudar completamente. Seu filho, Gabriel, faleceu aos 16 anos atropelado por um ônibus. Além de enfrentar a perda por meio da terapia do luto, ela achou uma forma de transformar sua dor em acolhimento, e criou a página de Facebook “Mães Para Sempre”. 

A “Mães para Sempre” tem hoje mais de 21 mil seguidores e compartilha conteúdos sobre como lidar com a perda nos mais variados âmbitos. Por lá, a mãe de Gabriel também se mobiliza para ajudar mães em casos como o da morte dos atletas de base do Flamengo, em um incêndio que destruiu o alojamento em que moravam. 

“A maternidade é um estado permanente”

A página foi fundada por conta da aproximação do Dia das Mães de 2014, após apenas três meses da morte de Gabriel. Após uma sessão de terapia, a mãe ressignificou a forma como encarava a ausência do filho nessa data comemorativa, de forma a celebrar o vínculo permanente que tinham, independentemente da separação física causada pelo falecimento do adolescente; 

A página no Facebook recebe diversos recados de mães desesperadas após a perda de seus filhos, e o que Amanda faz é acolher essas mulheres e criar um ambiente saudável de diálogo. Ela também recebe fotos, desabafos e muitos relatos sobre como era a relação entre mãe e filho, tornando este ambiente digital uma rede de apoio e de estímulo ao renascimento da esperança. 

Além da página, Amanda Tinoco tem outro projeto, chamado “Não Mais, Mas Ainda”. Ela é coach e estuda Psicologia, e por meio desse trabalho desenvolveu um programa específico para enlutados, que se baseia na permanência da pessoa amada e na mudança da relação com a morte.