As Cores do Luto Variam Pelas Culturas no Mundo

Tempo de leitura: 3 minutos

O fim da vida chega para todos, mas cada cultura lida com o momento à sua maneira. Além das diferentes tradições religiosas e costumes como o funeral, cremação, coroa de flores e celebração póstuma, por exemplo, o luto é um período comum a todos que perdem um ente querido.

Na cultura ocidental, há algumas pequenas convenções de etiqueta e comportamento para que possamos ajudar os familiares e amigos enlutados a passarem por esse momento tão delicado. Apesar de não ser uma regra, por aqui a cor associada ao luto é o preto, e é comum que as pessoas se vistam assim nos velórios

Os costumes relacionados ao luto eram muitos severos, principalmente para as viúvas da Europa Ocidental da Era Vitoriana (século XIX). De acordo com diversos historiadores,  elas deviam vestir-se totalmente de preto por dois anos inteiros. Neste código de vestimenta estava inclusos os acessórios da época, como lenços, sombrinhas e luvas, e o preto do luto não era substituído nem nos eventos mais formais. Além disso, era recomendado cobrir o rosto com um véu e evitar as joias durante o período.

Um exemplo clássico de como a cor preta estava profundamente ligada ao luto foi a vida da Rainha Vitória. Após o falecimento de seu amado marido, o príncipe-consorte Albert, a monarca usou os trajes pretos, para simbolizar sua dor, até o fim da sua vida.

Tecido preto mostrando a cor do luto
Tecido preto mostrando a cor do luto

Qual a cor do luto?

O preto é considerado uma cor de luto em algumas culturas, e é por isso que está associado à morte. No entanto, há exceções a esta regra. Por exemplo, no Ocidente, as pessoas usam o negro como sinal de luto quando alguém que amam morre ou quando perderam um ente querido.

A razão pela qual o preto é uma cor tão popular é porque ele é tão versátil. Ele pode ser brilhante e vibrante, mas também pode ser silencioso e discreto. É por isso que ele funciona tão bem em uma série de cenários diferentes.

A cor está associada em vários significados dependendo de cada costume e país. No caso da cor preta, o que é mais comum, o significado representa a noite, tristeza, escuridão, sofrimento pelo ente querido.

1. O que significa ir de branco no velório na Ásia?

No Brasil, a cor preta é usada em eventos fúnebres, mas em países como a Índia, a China e o Japão, o branco é a cor do luto e é associada ao silêncio e à paz.

2. Vermelho e Amarelo na África

Em algumas regiões da África do Sul, o vermelho é a cor que expressa a partida de um ente querido. Já no Egito, a cor da perda é o amarelo, em referências às folhas folhas secas e fim do ciclo da vida.

3. Azul Celeste no Oriente Médio

No Irã e na Síria, o azul celeste, cor considerada alegre em muitas outras outras partes do mundo, simboliza o momento dos enlutados.